Aracaju (SE), 07 de outubro de 2025
POR: Fecomércio Sergipe
Fonte: Fecomércio Sergipe
Em: 02/10/2025 às 14:30
Pub.: 06 de outubro de 2025

Projeto "Mulheres em Ação” é lançado durante o IV Encontro da Mulher Empresária

Participantes do projeto “Mulheres em Ação” - Foto: Fecomércio Sergipe

O lançamento do projeto “Mulheres em Ação” marcou o IV Encontro da Mulher Empresária, realizado na manhã desta quarta-feira (1), no Hotel Sesc Atalaia. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio com o Senac Sergipe, e tem como objetivo capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social para os desafios e oportunidades do empreendedorismo feminino, inseri-las no mercado de trabalho e promover independência financeira.

Segundo a coordenadora da Câmara, Ivana Miranda, o projeto funciona como uma trilha composta por oito módulos, com conteúdo direcionado às áreas essenciais para a atividade empresarial, como inteligência emocional, empreendedorismo, autocuidado, finanças, marketing, vendas e atendimento ao cliente. “Este é um projeto piloto que já despertou o interesse de outros segmentos e localidades. Inclusive, há convites para levar a iniciativa a bairros de Aracaju e ao interior do estado”, destacou.

As aulas serão realizadas nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro, no Senac Sergipe. Mais do que capacitação técnica, o projeto tem o potencial de transformar vidas ao oferecer fortalecimento pessoal e novas perspectivas de crescimento profissional.

Para Érica da Silva, empreendedora e fundadora da Federação de Artesanato de Sergipe, a adesão foi imediata. “Sempre tive vontade de integrar uma iniciativa como essa. Trabalho com artes há 22 anos e há 17 atuo com empreendedorismo. Já alcancei muitos objetivos, como ser reconhecida e dar visibilidade à minha loja, mas acredito que o projeto pode abrir ainda mais portas”, disse.

Já a artesã Solange da Cruz destacou o potencial transformador da ação. “O projeto vai me fortalecer a cada dia, trazendo uma nova visão do que temos hoje. Será um divisor de águas na minha vida e na vida de todas as mulheres que participarem”, afirmou.

Para Gilvete de Jesus, estudante de enfermagem e manicure em Areia Branca, o projeto é uma oportunidade de ampliar horizontes. “Me interessei pela chance de aprender mais sobre empreendedorismo e sobre como vencer na vida”, contou.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, o ponto crucial desse projeto é fornecer uma alternativa para que essas mulheres possam escolher um caminho de liberdade financeira. “No dia 1º de outubro, início do outubro rosa, estamos trazendo essas mulheres que estão passando por momentos de vulnerabilidade para mostrar que podemos qualificar, podemos dar vida a elas, para que elas fiquem livres daqueles maridos que lhes tornam vítimas. Tenha certeza, que no Sistema Fecomércio-Sesc-Senac nós queremos melhorar sua vida para que você se torne independente e livre”, destacou o presidente Marcos Andrade. 

IV ENCONTRO DA CÂMARA DA MULHER EMPRESÁRIA

O projeto foi apresentado durante o encontro anual promovido pela Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio Sergipe, que reúne empreendedoras, empresárias e mulheres interessadas em iniciar sua carreira nos negócios. A abertura do encontro contou com a presença do secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, da diretora adjunta do Senac, Esmeralda Cruz, e da presidente da Fundat, Melissa Rollemberg.

A programação incluiu palestras sobre temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes. A mastologista Paula Saab abordou a saúde da mulher; a empresária da Ótica Sunshine, Amanda Nunes, tratou de gestão de negócios e estratégias de marketing; Eliane Palma conduziu um momento sobre desenvolvimento pessoal; e a pastora Cláudia Andrade apresentou uma palestra sobre inteligência emocional. O evento foi encerrado com a apresentação do coral Nova Vida do Sesc.


Notícias Indicadas

SMTT de Aracaju: Rua Humberto Porto Dória, no Luzia, passa a ser mão única a partir de terça-feira, 7

SMTT de Aracaju: Rua Péricles Muniz Barreto, no Salgado Filho, passa a ser mão única a partir de terça-feira, 30

SMTT de Aracaju realiza intervenções para melhorar a mobilidade na Alameda das Árvores

Superendividamento bancário: saiba o que é, quais são seus direitos e como agir :: Por Edilson S. Barreto

ALERTA: Ampliação da Base Tributável do IPTU, ITBI, ITCMD... !! Por Edilson S. Barreto

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação