Héloa apresenta show inédito para celebrar o Dia da Sergipanidade no Gonzagão
No próximo sábado, dia 25 de outubro, a partir das 18h, o palco do Espaço Gonzagão, em Aracaju, será tomado pela força da música, da ancestralidade e da arte sergipana com Raízes Serigy. O show celebra o Dia da Sergipanidade e traz a multiartista da terra, Héloa, ao lado do grupo indígena Sabuká Kariri-Xocó, em uma apresentação inédita e potente, que conecta tradição e contemporaneidade.
Com um repertório autoral, o show reúne canções inéditas e sucessos da carreira de Héloa, conhecida por sua voz marcante, suas performances carregadas de identidade e uma trajetória que entrelaça música, cultura e resistência. Raízes Serigy é também um tributo às heranças culturais que formam o povo sergipano, exaltando as matrizes indígenas, afro-brasileiras e ribeirinhas.
Para essa grande celebração, a artista também conta com uma equipe formada majoritariamente por pessoas pretas e indígenas, além de contar com uma banda composta por músicos e artistas renomados, a exemplo de Yuri Queiroga, produtor musical premiado com o Grammy Latino,
Ton Toy, multi-instrumentista sergipano, traz sua força rítmica e versatilidade musical, a Cia de Dança NuTempo, com a direção de Everaldo Pereira, que enriquece a apresentação com coreografias que dialogam com o corpo, a terra e a ancestralidade, entre outros músicos potentes que compõem o espetáculo.
"Raízes Serigy é mais que um show, é um encontro entre tempos, vozes e territórios. Um espetáculo que honra a terra sergipana, que é a minha terra também, seus povos originários, seus artistas e sua cultura plural", celebra Héloa.
O destaque do show é a participação especial do grupo indígena Sabuká Kariri-Xocó, que se une a Héloa em uma celebração musical e espiritual, apresentando cantos e rezas tradicionais, a exemplo do toré e do rojão, ritmos Kariri-Xocó, reafirmando a presença indígena viva e atuante no território de Sergipe.
"É com muita honra, muito prazer que a gente volta a Sergipe num momento muito especial, a convite de uma grande guerreira, nossa irmã Héloa, onde a gente vai estar participando de mais um show dela, na comemoração da semana da Sergipanidade. Para nós é de grande importância e vai ser um momento único, muito sagrado, onde a gente vai estar cantando, dançando e trazendo a força dos nossos ancestrais. O grupo Sabuká é composto por guerreiros e guerreiras que vai estar lá nesse momento e trazendo essa grande representatividade cultural ancestral do povo Kariri- Xocó", afirma o pajé Pawanã Kariri-Xocó.
Raízes Serigy é realizada pela Aláfia cultural com recursos da Lei Complementar Federal nº 195/2022 - Lei Paulo Gustavo, por meio do edital Nº 06/2025 - DEMAIS LINGUAGENS - e executado pela Fundação de Cultura de Sergipe - FUNCAP/SE e faz parte da programação do Festival da Sergipanidade, uma iniciativa da Secretaria Especial da Cultura (Secult), aberta ao público em geral e com entrada gratuita.