Aracaju (SE), 20 de janeiro de 2026
POR: Ascom PRT20
Fonte: MPT SE
Pub.: 20 de janeiro de 2026

MPT-SE lança Campanha contra o Trabalho Escravo 2026

Ações começam no dia 28 de janeiro, com IV Fórum de Enfrentamento ao Trabalho Escravo em Sergipe

Campanha contra o Trabalho Escravo 2026 - Imagem: MPT SE

“Quando a esmola é grande, tem que desconfiar”. É com esse alerta que o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), em parceria com o Instituto Social Ágatha, lança a campanha contra o Trabalho Escravo 2026. De 28 de janeiro até o mês de fevereiro, debates e ações de conscientização vão alertar a sociedade sergipana sobre essa prática criminosa de exploração.

“Ao longo do ano passado, fizemos várias forças-tarefas com a Auditoria-Fiscal do Trabalho e Polícia Federal. Em uma das ações, houve resgate de uma idosa, vítima do trabalho escravo doméstico. Percebemos a redução no número de resgates em Sergipe e isso demonstra que as campanhas anteriores têm produzido efeitos pedagógicos. Por meio da arte, queremos que as pessoas compreendam bem a extensão e o dano que a redução do trabalhador à condição de escravo provoca”, explicou o procurador do Trabalho Adroaldo Bispo, que também é coordenador Regional da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete).

Fórum

A abertura da campanha acontece no dia 28 de janeiro, Dia Nacional de Combate ao Trabalho análogo ao de Escravo, com o IV Fórum de Enfrentamento ao Trabalho Escravo em Sergipe, a partir das 8h, no auditório do MPT-SE, em Aracaju. Mais uma vez, a cultura sergipana é destaque nas ações.

Nesta edição, o tema do trabalho análogo ao de escravo será apresentado pela equipe da Tampa Produções Artísticas, com a peça teatral “Quando a esmola é grande, tem que desconfiar”, escrita por Virgínia Lúcia F. Menezes, com direção de Raimundo Venâncio. "A nossa equipe se debruçou na produção desse espetáculo, que trata de um tema denso, desde a escrita até a montagem do cenário e figurinos. Para nós, é um grande prazer contribuir com a campanha, principalmente pelo fato de o MPT-SE reconhecer a arte como parceira e instrumento na luta contra as injustiças e opressões. Esperamos apresentar mais um grande trabalho para a sociedade sergipana", afirmou o diretor.

O evento também terá Palestra Magna do médico e ativista social Carlos Bezerra Júnior, que possui longa trajetória na luta contra o trabalho escravo. Bezerra é autor da Lei 14.946/13,em vigor no Estado de São Paulo, que prevê punições a empresas com prática do trabalho escravo em qualquer etapa de sua produção. A lei foi apontada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como exemplo mundial no combate à escravidão contemporânea.

As vagas para o evento são gratuitas e limitadas. As inscrições podem ser realizadas por meio da plataforma Sympla.

Ações externas

A mensagem contra o trabalho escravo também será transmitida em espaços públicos de Sergipe. A partir do dia 28/01 até o mês de fevereiro, a campanha será apresentada em Aracaju e no interior do estado, com distribuição de cartilhas de orientação e apresentações teatrais. “Levar essa campanha para as ruas é fundamental, porque o enfrentamento ao trabalho escravo começa pela informação. Quando ocupamos espaços públicos, dialogamos diretamente com a população, alertando sobre direitos, formas de identificação e canais de denúncia. Nosso objetivo é que cada pessoa se reconheça como parte dessa rede de proteção, ajudando a romper ciclos de exploração que ainda persistem em Sergipe e no Brasil”, afirmou a presidente do Instituo Social Ágatha, Talita Verônica da Silva.

Confira, abaixo, a programação (sujeita a alterações):

CAMPANHA CONTRA O TRABALHO ESCRAVO 2026

Programação

28/01: 08h: Abertura: IV Fórum de Enfrentamento ao Trabalho Escravo em Sergipe (Auditório do MPT-SE)

29/01: Palestra – Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo – Canindé de São Francisco (Secretaria da Agricultura)

30/01: 9h - Apresentação da peça teatral "Quando a esmola é grande, tem que desconfiar" - Canindé de São Francisco (Coreto - Praça Matriz)

02/02: Apresentação da peça teatral "Quando a esmola é grande, tem que desconfiar" - Feira da Coruja – Tobias Barreto

06/02: Ações de conscientização durante a Sealba Show 2026 - Itabaiana


Notícias Indicadas

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação