CODEVASF solta 170 mil peixes no rio São Francisco
A ação ocorreu nos municípios sergipanos de Ilha das Flores e Gararu
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou peixamentos em três municípios sergipanos no último final de semana. Cerca de 170 mil peixes nativos foram soltos no rio São Francisco nas cidades de Santana do São Francisco, Ilha das Flores e Gararu.
No último sábado, dia 17, a Codevasf fez a soltura de 50 mil alevinos de curimatã na orla de Santana do São Francisco. No dia 18, foram realizadas ações de repovoamento em Ilha das Flores e Gararu, com a inserção de 120 mil alevinos da mesma espécie. Os peixamentos foram realizados em parceria com as prefeituras municipais.
Os peixamentos realizados pela Codevasf integram os tradicionais festejos de Bom Jesus dos Navegantes no Baixo São Francisco, marcados também pelas procissões fluviais nas cidades ribeirinhas. O próximo peixamento está agendado para ocorrer no dia 24, desta vez no município de Propriá.
O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Mário Dias, afirma que os peixamentos realizados no rio São Francisco cumprem um papel socioambiental, econômico e cultural. “Essas ações beneficiam principalmente comunidades tradicionais de pescadores artesanais, indígenas e quilombolas, contribuindo para a preservação da fauna e para a geração de renda”, declarou.
Os peixamentos também possuem caráter educativo e contam com participação da sociedade na soltura dos alevinos. A população também é orientada a evitar a pesca dos peixes antes de atingirem a idade adulta. As ações de repovoamento do rio São Francisco em Sergipe são executadas pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIT).