Cristianismo(s), Laicidade e Liberdade Religiosa: Seminário em Aracaju Reúne Especialistas para Debater Tolerância e Pluralidade de Crenças
Em um momento crucial para o debate sobre a convivência religiosa e o papel do Estado, a capital sergipana sediará o seminário "Cristianismo(s), Laicidade e Liberdade Religiosa", nos dias 23 e 24 de janeiro. O evento, que busca apresentar as nuances de como as principais linhas do cristianismo compreendem e praticam a liberdade religiosa e a laicidade, tem como objetivo central promover o diálogo e a reflexão sobre a tolerância e o respeito no contexto brasileiro.
O seminário é uma iniciativa inédita que unirá diferentes tradições cristãs, acadêmicos e juristas para discutir temas de alta relevância social e jurídica.
O evento está dividido em dois dias temáticos, com foco em perspectivas global e histórica.
- DIA 1: Liberdade Religiosa e Laicidade em Perspectiva Global
- Data e Horário: Sexta-feira, 23 de janeiro, às 10h
- Local: OAB/SE (Av. Ivo do Prado, 1072)
- Destaques: A Dra. Verônica Passos, (Associação de Juristas Católicos da Arquidiocese de Aracaju - AJUCAT) abordará a visão católica sobre laicidade e liberdade religiosa, explorando desde as correntes mais conservadoras até as mais liberais, com foco nas transformações pós-Concílio Vaticano II.
O Dr. Uziel Santana, apresentará uma análise sobre a liberdade religiosa no contexto internacional, destacando seus reflexos em indicadores econômicos e sociais.
O painel será encerrado com uma sessão de perguntas e respostas, mediada pelo Pastor Carnassale.
- DIA 2: O Diálogo pela Liberdade Religiosa em uma Perspectiva Histórica
- Data e Horário: Sábado, 24 de janeiro, às 16h
- Local: IASD Central Aracaju (Rua Lagarto, 1010)
- Destaques: O Pr. Hélio Carnassale conduzirá um sermão inspiracional focado nos temas de tolerância e avanço do evangelho.
No período da tarde, prossegue com um debate aprofundado sobre a história e a defesa da liberdade religiosa e da laicidade. O evento culmina em um Painel de perguntas e respostas com o Pr. Carnassale, mediado pelo Pr. Samuel Bastos.
Este seminário representa um esforço vital para desmistificar conceitos e construir pontes entre diferentes compreensões da fé e do Estado. É um convite à reflexão, ao diálogo e à inspiração, unindo diferentes tradições cristãs em torno da liberdade religiosa e do bem comum.
O evento é aberto ao público e direcionado a estudantes, juristas, líderes religiosos, jornalistas e a todos interessados no tema da pluralidade e do respeito.
Sobre a Organização: A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma igreja cristã protestante com atuação mundial que teve suas primeiras raízes entre as décadas de 1850 e 1860, concomitantemente nos Estados Unidos e na Europa. Dentre suas principais doutrinas estão: a crença na Bíblia, inspirada por Deus; a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo); e Jesus Cristo como salvador da humanidade por sua morte, ressurreição e retorno a esta Terra. No Brasil, a mensagem adventista chegou por meio de impressos que ingressaram nas colônias de imigrantes alemães e austríacos, nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo. Hoje são 16,3 milhões de membros em 203 países, dos quais 1,2 milhão estão no Brasil, país com maior número de adventistas no mundo.
Missão
Fazer discípulos de todas as nações, comunicando o evangelho eterno no contexto da tríplice mensagem angélica de Apocalipse 14:6-12, convidando-as a aceitar a Jesus como Seu salvador pessoal e unir-se a Sua igreja remanescente, instruindo-as para servi-lo como Senhor e preparando-as para Sua breve volta.
Visão
Em harmonia com as grandes profecias das Escrituras, entendemos que o clímax do plano de Deus é restaurar toda a Sua criação à completa harmonia com Sua perfeita vontade e justiça.
Valores
Os adventistas creem que a Bíblia foi inspirada por Deus, revela Seu amor pelo ser humano e o plano redentor executado através do sacrifício de Cristo.