Iguá Sergipe alerta para consumo consciente de água durante o verão
Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas em Sergipe, a Iguá Sergipe reforça o alerta para o consumo consciente de água. Neste período, a demanda cresce significativamente devido à intensificação do calor e à mudança nos hábitos da população, como férias escolares e maior fluxo de atividades turísticas.
Em épocas de calor intenso, o consumo pode aumentar entre 30% e 60% em algumas regiões. Dados do Instituto Trata Brasil apontam que, a cada 1°C de elevação na temperatura, a demanda por água cresce 24,9%, o que pressiona ainda mais os sistemas de abastecimento.
Diante desse cenário, a concessionária destaca que a colaboração da população é essencial para garantir o equilíbrio do sistema e o fornecimento regular para todos. Pequenas mudanças no dia a dia têm grande impacto coletivo. O uso responsável da água é um compromisso compartilhado, reforça a Iguá Sergipe.
Consumo consciente começa dentro de casa
Para colaborar com o uso responsável da água, a Iguá Sergipe orienta a adoção de hábitos simples no dia a dia. Entre as principais recomendações estão manter a torneira fechada durante a escovação dos dentes, ao fazer a barba e ao ensaboar a louça; reduzir o tempo de banho e fechar o registro enquanto se ensaboa; e evitar deixar a água correr sem necessidade.
Outras medidas eficazes incluem priorizar o uso de vassoura na limpeza de calçadas e quintais, utilizar balde e pano para lavar o carro e optar por regador na irrigação de jardins. A concessionária também recomenda o uso consciente da máquina de lavar, com a capacidade máxima de roupas, além do reaproveitamento da água em tarefas como limpeza de pisos e áreas externas.
A Iguá Sergipe reforça ainda a importância de evitar o descarte de resíduos no vaso sanitário, prática que aumenta o consumo e pode comprometer o funcionamento do sistema.
Plano Verão Iguá Sergipe
Enquanto orienta a população sobre o consumo consciente, a Iguá Sergipe também intensifica os investimentos operacionais por meio do Plano Verão, com foco em ampliar a segurança hídrica e a eficiência da distribuição de água no estado. Entre as principais frentes estão a execução de obras de melhoria em sistemas de produção, adução, reservação e distribuição de água.
- Instalação de dez reservatórios com capacidade de armazenar aproximadamente 2,4 milhões de litro nos municípios de Frei Paulo, Telha, Santana Do São Francisco, Amparo Do São Francisco, Canhoba, Nossa Senhora Aparecida, Itabaiana, Muribeca, Itabi e Porto Da Folha.
- Implantação de cinco projetos de setorização (sistema de bombeamento e interligação de rede) nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Canindé de São Francisco, Tobias Barreto, Lagarto e Itabaiana.
- Entrega e operação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Compacta em Estância com produção de 1,7 milhões de litros água por dia.
- Realização de quatro operações na Adutora Sertaneja que reparou 30 vazamentos de grande porte e fortaleceu o abastecimento nos municípios de municípios Graccho Cardoso, Cumbe, Feira Nova e Nossa Senhora de Lourdes.
- Melhorias operacionais para correção de vazamentos e desobstrução nas Adutoras Semiárido e Alto do Sertão.
Sobre a Iguá Sergipe
Com a concessão parcial para a prestação de serviços de saneamento básico à população sergipana, a Iguá Sergipe é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento em Sergipe. Com o início da operação plena, em maio de 2025, a companhia iniciou investimentos em saneamento básico na região, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas ao longo dos 35 anos do contrato. Alinhada ao Marco Legal do Saneamento, que estabelece a meta de universalizar o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário no Brasil até 2033, a Iguá Sergipe promove mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável no estado.
Sobre a Iguá Saneamento
A Iguá Saneamento é uma das maiores do setor no Brasil, atuando em 121 municípios de seis estados. Beneficia aproximadamente 6 milhões de pessoas por meio de concessões e parcerias público-privadas, promovendo mais saúde, qualidade de vida e sustentabilidade.