Aracaju sediará o I Encontro Sergipano de Famílias T21
Evento acontecerá no dia 28 de fevereiro e contará com a participação do Dr. Zan Mustacchi, um dos mais renomados especialistas em Síndrome de Down do país
Estão abertas as inscrições para quem deseja participar do I Encontro Sergipano de Família T21, iniciativa inédita que propõe reunir famílias de pessoas com Síndrome de Down para um momento de diálogo com especialistas de referência nacional, acolhimento e troca de experiências. O evento acontecerá no dia 28 de fevereiro, a partir das 8 horas, no auditório do Centro Médico Jouberto Uchôa, na Avenida Mário Jorge, 2374, bairro Coroa do Meio, ao lado do Decos Hospital.
Com o tema “Amizade, Acolhimento, Inclusão… Xô Solidão!”, o encontro tem o objetivo de fortalecer vínculos, romper o isolamento social e promover o sentimento de pertencimento entre famílias e pessoas com Trissomia do 21 (T21). “A proposta do encontro é criar um espaço seguro, informativo e afetivo, onde conhecimento técnico e experiências de vida se encontrem em prol da inclusão e do cuidado integral”, afirma a pediatra Kércia Alcântara, idealizadora do evento.
Entre as presenças confirmadas está o Dr. Zan Mustacchi, médico geneticista e pediatra, reconhecido nacionalmente por sua atuação pioneira e carinhosamente conhecido como “pai da Síndrome de Down no Brasil”. Considerado um dos maiores especialistas da área, o profissional soma décadas de dedicação à pesquisa, ao cuidado clínico e à defesa da inclusão.
“Há seis anos, eu, meu filho e o pai, fomos a São Paulo em busca de conhecimento e compreensão no consultório do Dr. Zan Mustacchi e essa experiência mudou o rumo de nossas vidas. Estou ansiosa para o I Encontro Sergipano de Famílias T21. Tenho certeza que será muito edificante para os pais e filhos com T21”, relata Laura Maynart, vice-presidente da Associação Sergipana do Cidadão com Síndrome de Down (CIDOWN).
O evento contará também com a participação da Dra. Kércia Alcântara, pediatra sergipana, especialista em T21 e Doenças Raras, e da fisioterapeuta Roberta Mustacchi, que são referências em desenvolvimento infantil e promoção da autonomia de pessoas com síndrome de Down.
O I Encontro Sergipano de Família T21 é exclusivo para pessoas com T21 e seus familiares, com vagas limitadas. As inscrições devem ser realizadas preenchendo formulário disponível no link https://forms.gle/danKm1kziwrFSVzh7, também acessível no perfil @PequenosSergipanos no Instagram. O investimento é de R$ 100,00 (individual) ou R$ 150,00, modalidade que dá direito à participação de um familiar acompanhado por uma pessoa com T21 acima de 12 anos. Mais informações podem ser obtidas enviando mensagem para 79 99854-6435 (WhatsApp) ou e-mail pequenossergipanos@gmail.com.