Prefeitura de Socorro inicia Jornada Pedagógica de 2026 e fortalece práticas educacionais
Evento reúne professores e gestores em momento de troca de ideias e aprimoramento das práticas pedagógicas
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início, nesta quarta-feira, 4, à Jornada Pedagógica 2026. Com o tema ‘Do Planejamento à Execução: construindo uma educação de sucesso em Nossa Senhora do Socorro’, o encontro simboliza o alinhamento e o compromisso da gestão com as ações educacionais que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo. A programação segue até sexta-feira, 6, e reúne professores e gestores municipais em momentos de aprendizado.
Segundo o prefeito Samuel Carvalho, planejar bem é o único caminho para executar melhor. “Hoje, estamos recepcionando os professores da rede para mais um início de ano letivo. Socorro tem avançado muito nos índices educacionais e eu sou grato a todos aqueles que fazem a educação no dia a dia, na sala de aula, na parte pedagógica e na coordenação”, afirmou. Atualmente, a cidade conta com cerca de 20 mil alunos matriculados na rede pública de ensino.
De acordo com a secretária municipal da Educação, Adriana Carvalho, a abertura evidencia, por meio de palestras e do compartilhamento de boas práticas, o papel transformador da escola. “A educação transforma vidas. Este encontro formativo propõe-se a promover o diálogo, os estudos e os encaminhamentos que contribuam para o aprimoramento das práticas pedagógicas e da gestão escolar, com foco na aprendizagem, na equidade e no sucesso dos nossos estudantes. Ao investir na formação continuada e no planejamento coletivo, a rede municipal reafirma seu compromisso com uma educação inclusiva e socialmente referenciada, fortalecendo caminhos e conectando intenção, ação e resultados”, destacou.
Aprimoramento pedagógico
Do ponto de vista de quem vivencia a rotina da sala de aula, o momento simboliza preparação e acolhimento. Para a professora do 3º ano, Gicelda Rocha, do povoado Lavandeira, a expectativa é positiva. “Estou começando agora na Semed e estou sendo muito bem acolhida por todos. A meta é planejar para iniciar e concluir bem o ano letivo, e com esse encontro conseguiremos alcançar esse objetivo. Queremos que os alunos se sintam verdadeiramente acolhidos”, comentou.
Professora atuante na Escola Municipal Abelardo Pereira de Melo, Thaisleyne Chagas, do 2º ano, destacou a importância do encontro para o fortalecimento do trabalho pedagógico. “É um espaço fundamental para a troca de ideias com os colegas da área e para o compartilhamento de conhecimentos, o que agrega bastante ao longo do ano letivo. A formação continuada é indispensável nesse processo. A escola onde atuo saiu de uma nota 1.9 para 7.6 na Avaliação de Fluência em apenas um ano. Foi um trabalho coletivo e árduo. As crianças avançaram bastante e acreditamos que são capazes de muito mais”, disse.