Profissionais do transporte intermunicipal realizarão curso de qualificação para atendimento a pessoas com deficiência
Capacitação busca promover a inclusão e humanização na prestação do serviço à população e segue resolução do Conselho Estadual de Transportes

Profissionais que atuam no Sistema Intermunicipal de Transporte de Passageiros deverão realizar um curso de qualificação para atendimento adequado às pessoas com deficiência, necessidades especiais e com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa é a determinação da Resolução 02/2025 do Conselho Estadual de Transportes (CTE), que busca promover a inclusão e humanização na prestação do serviço à população. Assim, a partir de agora, os profissionais que realizarem o processo de renovação do curso de Condutor Coletivo de Passageiros deverão também comprovar a capacitação que será realizada junto ao Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) ou outra instituição reconhecida pelo Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE).
“É um grande passo que damos no atendimento às pessoas com necessidade especiais e Transtorno do Espectro Autista (TEA), os quais demandam um tratamento ainda mais zeloso, humanizado. A determinação resulta de uma conversa com os cooperados para que possamos ofertar um serviço de transporte intermunicipal ainda mais humanizado, de qualidade e segurança aos usuários, seja qual necessidade ele possuir. Pequenos formas de abordagem e atenção fazem a diferença para uma viagem confortável e segura”, destacou o diretor de Transportes do DER/SE, Everton Menezes.
Com uma carga horária de oito horas e conclusão em dois dias, o curso ofertado pelo Sest/Senat aborda temas como identificação e compreensão das necessidades especiais dos passageiros; atendimento às diferenças e especificidades dos usuários; dicas básicas de cuidados com os passageiros; e convivência com pessoas que possuem restrição de mobilidade.
Segundo o diretor do Sest/Senat Aracaju, Gerson Santos, a iniciativa do Governo do Estado coloca Sergipe numa posição de avanço nas melhorias do transporte de passageiros nos municípios sergipanos. "O estado de Sergipe sai na frente ao exigir a capacitação dos motoristas do transporte intermunicipal de passageiros no curso de Atendimento Humanizado à Pessoa com TEA. O Sest/Senat Aracaju tem orgulho de ser parceiro nessa iniciativa, oferecendo a formação necessária para que os profissionais estejam preparados para acolher com respeito e sensibilidade esse público. Essa capacitação reforça nosso compromisso com um transporte mais humano, inclusivo e atento às necessidades de todos”, destacou.