Aracaju (SE), 09 de maio de 2025
POR: Gilmara Costa | DER/SE
Fonte: Governo de Sergipe
Em: 09/05/2025 às 10:00
Pub.: 09 de maio de 2025

Profissionais do transporte intermunicipal realizarão curso de qualificação para atendimento a pessoas com deficiência

Capacitação busca promover a inclusão e humanização na prestação do serviço à população e segue resolução do Conselho Estadual de Transportes

Everton Menezes, diretor de Transportes do DER/SE - Foto: DER/SE

Profissionais que atuam no Sistema Intermunicipal de Transporte de Passageiros deverão realizar um curso de qualificação para atendimento adequado às pessoas com deficiência, necessidades especiais e com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa é a determinação da Resolução 02/2025 do Conselho Estadual de Transportes (CTE), que busca promover a inclusão e humanização na prestação do serviço à população. Assim, a partir de agora, os profissionais que realizarem o processo de renovação do curso de Condutor Coletivo de Passageiros deverão também comprovar a capacitação que será realizada junto ao Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) ou outra instituição reconhecida pelo Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE).

“É um grande passo que damos no atendimento às pessoas com necessidade especiais e Transtorno do Espectro Autista (TEA), os quais demandam um tratamento ainda mais zeloso, humanizado. A determinação resulta de uma conversa com os cooperados para que possamos ofertar um serviço de transporte intermunicipal ainda mais humanizado, de qualidade e segurança aos usuários, seja qual necessidade ele possuir. Pequenos formas de abordagem e atenção fazem a diferença para uma viagem confortável e segura”, destacou o diretor de Transportes do DER/SE, Everton Menezes.

Com uma carga horária de oito horas e conclusão em dois dias, o curso ofertado pelo Sest/Senat aborda temas como identificação e compreensão das necessidades especiais dos passageiros; atendimento às diferenças e especificidades dos usuários; dicas básicas de cuidados com os passageiros; e convivência com pessoas que possuem restrição de mobilidade.

Segundo o diretor do Sest/Senat Aracaju, Gerson Santos, a iniciativa do Governo do Estado coloca Sergipe numa posição de avanço nas melhorias do transporte de passageiros nos municípios sergipanos. "O estado de Sergipe sai na frente ao exigir a capacitação dos motoristas do transporte intermunicipal de passageiros no curso de Atendimento Humanizado à Pessoa com TEA. O Sest/Senat Aracaju tem orgulho de ser parceiro nessa iniciativa, oferecendo a formação necessária para que os profissionais estejam preparados para acolher com respeito e sensibilidade esse público. Essa capacitação reforça nosso compromisso com um transporte mais humano, inclusivo e atento às necessidades de todos”, destacou.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação