TRT-SE dá posse a cinco novos servidores aprovados em concurso público
Anos de estudo, abdicação e, enfim, o grande momento: a posse. Esse foi o caminho trilhado pelos cinco aprovados no concurso que, nesta quarta-feira, 26, tomaram posse como servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE). A cerimônia foi realizada na sala de Múltiplos Eventos do Tribunal, conduzida pela diretora-geral substituta, Mônica Oliveira Barreto, e contou com a presença de servidores(as) e familiares dos(as) novos(as) empossados(as). O concurso foi realizado em 2024 e teve o resultado homologado em 6 de junho pelo presidente do TRT-SE, desembargador Josenildo de Carvalho Santos.
Foram empossados(as) no TRT-SE os(as) seguintes servidores(as) habilitados(as) em concurso público para cargos de provimento efetivo: Isabela Azevedo de Oliveira Vinas, Leonardo Casal Carvalho e Ana Lúcia Nobre de Lucena, no cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária; Luana Gama Mota, no cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária, especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal; e Alberto Medeiros Filho, no cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa.
Natural de Salvador/BA, Leonardo Casal Carvalho, celebrou a conquista com entusiasmo. “Para mim, é uma honra tomar posse no TRT da 20ª Região. Foram três longos anos de estudo, fazendo provas por todo o Brasil, mais de 12 ao todo, e passei justamente no estado que eu queria, no tribunal que eu queria, que considero um dos melhores do país na área trabalhista. Estou muito feliz com a receptividade de todos os servidores e espero contribuir muito com os jurisdicionados de Sergipe”, declarou Leonardo, que já morou em Aracaju por seis anos.
Também baiana, proveniente de Feira de Santana, a nova analista judiciário Isabela Azevedo de Oliveira Vinas resumiu o momento como "indescritível", após tanto esforço e dedicação.“Ver que é possível chegar aos nossos objetivos e realizar nossos sonhos. Estou feliz e realizada”, afirmou.
Mesmo de férias, o diretor-geral do TRT-SE, Sérgio Santana de Matos, fez questão de participar da posse dos novos servidores. Em sua fala, destacou a estrutura moderna e acolhedora do Tribunal e incentivou os novos colegas a permanecerem e contribuírem com dedicação. Ressaltou que o TRT-SE é um dos menores tribunais do país em estrutura. “Quem não é maior, tem que ser o melhor. E nós somos um dos melhores tribunais do país. E eu quero convocar vocês para serem melhores com a gente”, enfatizou.
O desembargador do TRT-SE Jorge Antônio Andrade Cardoso prestigiou a cerimônia de posse e aproveitou a oportunidade para destacar a importância dos concursos públicos como instrumentos de democratização do acesso ao serviço público, especialmente em um país marcado por profundas desigualdades. Ele também ressaltou o papel fundamental de todos que integram o Tribunal para o funcionamento da Justiça do Trabalho e conclamou os novos servidores a atuarem com comprometimento e consciência de sua relevância social.
“O TRT somos nós. Em cada dia, em cada ato que praticamos, estamos fazendo justiça. Não são só os juízes e desembargadores, são todos os servidores do quadro, os terceirizados. Somos todos nós fazendo essa justiça. Precisamos ter consciência disso, da importância do nosso papel, para que nos sintamos realmente realizados”, ressaltou o desembargador Jorge Antônio.
Após a solenidade, os novos servidores iniciaram as atividades do Programa de Ambientação Funcional 2025, com a realização de cursos no miniauditório da Escola Judicial da 20ª Região (Ejud-20). A programação teve início com apresentações sobre a estrutura administrativa, jurisdicional e física do TRT-20, conduzidas pelo diretor-geral Sérgio Santana de Matos, e orientações sobre relacionamento interpessoal e profissional, com destaque para o Código de Ética, ministradas por Mônica Oliveira Barreto, assessora técnico-administrativa da Diretoria-Geral.
No período da tarde, a chefe do Setor de Programas Assistenciais e Benefícios, Vera Lúcia de Souza Guimarães, apresentará os benefícios oferecidos pelo Tribunal. Em seguida, a chefe da Divisão de Administração de Pessoal, Lorena Santos Nascimento, abordará o Plano de Carreiras e o Programa de Avaliação de Desempenho.
A programação dos cursos segue até sexta-feira, dia 18, com temas como planejamento estratégico, acesso aos sistemas do TRT-SE (SISAD, SIGEP, SIGS, PROAD), noções sobre o sistema PJe, além de orientações sobre o uso da internet, e-mail institucional, Google Workspace e segurança da informação. Ao final do programa, os novos servidores também receberão esclarecimentos sobre folha de pagamento e previdência (Funpresp).