Aracaju (SE), 28 de abril de 2025
POR: Aparecido Santana
Fonte: Portal Itnet
Pub.: 13 de outubro de 2016

Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe: a caminhada dos 100 mil

Os fiéis caminham pela Rota do Sertão até a cidade de Nossa Senhora Aparecida.

Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe: a caminhada dos 100 mil (Imagem: Ademarcos Dantas/Portal Itnet)

Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe: a caminhada dos 100 mil (Imagem: Ademarcos Dantas/Portal Itnet)


Após nove dias de novena em preparação, a cidade de Nossa Senhora Aparecida sediou a 12ª Festa e Romaria em homenagem à Padroeira do Brasil neste dia 12 de outubro. As festividades tiveram início às 6h da manhã com missa no Povoado Queimadas, repleta de devotos.

Mesmo com fortes chuvas nas primeiras horas desta quarta-feira, milhares de romeiros peregrinaram pela Rota do Sertão em um percurso de aproximadamente 07 km até a cidade de Nossa Senhora Aparecida, conduzidos por trios elétricos. Às 10h, em um palco em frente à Igreja Matriz ocorreu a Missa Solene celebrada por Dom João José Costa, Arcebispo Coadjuntor.

A programação festiva se estendeu até o período da tarde, com procissão pelas ruas da cidade e às 17h o encerramento com Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju. Na ocasião ainda ocorreu a posse oficial do Pe. Douglas na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.

A peregrinação em homenagem a Nossa Senhora Aparecida se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado e foi inclusa no Calendário Festivo de Sergipe. O Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 1º de outubro de 2015. 

Ação sustentável

Durante a Romaria o Consórcio Público do Agreste Central Sergipano (CPAC) em parceria com a Prefeitura Municipal e a Paróquia fizeram uma ação sustentável onde foram formalizados pontos de entrega voluntária de resíduos sólidos no percurso, distribuição de panfletos educativos aos peregrinos, para conscientização ambiental e destinação adequada aos resíduos gerados, e como resultado ao final da Romaria a rodovia estava totalmente limpa.

História da paróquia

A partir de um milagre concedido a José Torquato de Jesus, membro de uma das famílias mais antigas da cidade, a devoção a Nossa Senhora Aparecida se difundiu na sede municipal. Antes a Igreja de Nossa Senhora Aparecida era ligada a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Ribeirópolis, tendo a criação da paróquia no final de 1993 e seu primeiro pároco em 1994. Pertencendo ao Vicariato São Lucas, a Paróquia é composta por 16 capelas, incluindo as duas que estão localizadas no município de São Miguel do Aleixo.


Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

Conheça Sergipe: confira dados geográficos e econômicos de todos os municípios sergipanos

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação