The Voice Kids: Estância de belas e talentosas mulheres
Emillyn Syang no The Voice Kids (Imagem: Reprodução/The Voice Brasil Kids)
Mas, as mulheres estancianas não ficaram para trás e sempre ocuparam lugar de destaque, seja pela beleza (elegemos muitas Miss estaduais, sendo as mais recentes Fabrizia Soares e Karem Borges).
Já na literatura, se destacaram entre outras, Alina Paim e Ofenísia Soares Freire; Na política, tivemos a primeira mulher prefeita de Sergipe, Núbia Nabuco Macedo (1950-1954).
Podemos incluir também Francisca Assunção (que além de ser autora do hino de Estância, foi também presidente da CVE), que, mesmo tendo nascido em Esplanada, é considerada como uma grande estanciana e muitos acreditam que ela é natural do nosso município.
Falando mais dos dias de hoje, podemos destacar também Selma Barreto, como memorialista e Celina Montalvão na área da educação e cidadania.
Mas, recentemente, é na área da música que Estância tem conseguido grandes destaques, inclusive, à nível nacional.
Primeiro foi a cantora gospel Fernanda Azevedo, que participou do concurso Mulheres que Brilham, em Raul Gil; venceu o Máquina da Fama do SBT e foi uma das vencedoras do concurso nacional de músicas em Defesa da Luta Contra a Violência ás Mulheres e como prêmio, teve um clip gravado com sua música e veiculado nacionalmente.
Depois, foi destaque a garotinha Pâmela Lorrany que com apenas cinco anos, se apresentou no Raul Gil. Pâmela já gravou seu primeiro DVD, tem canal no Youtube e já é profissional, vivendo de cachets dos shows e comercialização dos DVDs.
Hoje, para nossa alegria e orgulho maior de todos os estancianos e sergipanos em geral, nasceu mais uma estrela na área da música.
A pré-adolescente Emillyn Syang, filha do músico Bira (criador da banda Sedusamba) e da cantora Sheila, em uma bela e delicada apresentação de “Coleção”, de Cassiano, no The Voice Kids, da rede Globo, teve as cadeiras de Ivete Sangalo e Carlinhos Brown viradas ao final da música.
Depois das saudações e devidas apresentações, ela encheu o peito e respondeu: “Sou de Estância, Sergipe”. Mesmo vendo essa cena pelo Youtube, enchi os olhos de lágrimas, pois, sempre me emociono quando vejo minha cidade e meu estado sendo destacados de forma positiva.
Na disputa entre os dois, Emillyn escolheu Carlinhos Brown como seu mentor e com ele, vai continuar no programa e com certeza, nos emocionará muito mais quando voltar ao palco da atração global.
Sim, Estância tem suas belezas naturais, sua cultura pirotécnica e seus talentosos artistas e são fatos como esse, que nos cobra olhar com mais atenção e respeito para nossas potencialidades e a entender que precisamos amar mais os talentos da nossa aldeia.