Boquim comemora 147 anos de história, cultura, religiosidade e tradição
Terra de Hermes Fontes, de Celso Oliva, história, cultura, religiosidade e tradição. No último dia 21 de março o município de Boquim amanheceu em festa. A cidade que exala o cheiro e a beleza das flores de seus laranjais acordou com alvorada festiva que chamou a população a sair às ruas para comemorar 147 anos de emancipação política. Para o prefeito Eraldo de Andrade (SD), “esse é um momento que reúne renovação de esperanças e disposição de luta para o enfrentamento dos novos desafios”.

Boquim comemora 147 anos de história, cultura, religiosidade e tradição (Foto: Assessoria Prefeitura de Boquim)
Durante todo o dia uma programação diversificada foi preparada para celebrar o aniversário da cidade. Logo após a alvorada e uma benção do padre Raimundo Diniz em frente à Paróquia da padroeira Senhora Sant’Ana, pessoas de todas as idades partiram de bicicleta rumo a aventura de desbravar o lugar que deu origem ao município de Boquim, na segunda metade do século XIX. No local, a Prefeitura afixou um ponto de partida para que estudos sejam realizados sobre a real origem dos boquinenses. O momento foi acompanhado por representantes do Instituto Histórico e Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN), ao tempo em que o professor e historiador José de Jesus Santos fez um breve relato sobre o que se conhece da história de Boquim, sobre seus estudos e impressões.
A programação seguiu com a final do Torneio de Futebol de Campo Dílson Santos Oliveira, onde o time Cipó sagrou-se campeão. Momento de grande emoção aconteceu na Missa em Ação de Graças, cuja Paróquia Senhora Sant’Ana também completou 147 anos. Para o prefeito Eraldo de Andrade (SD), “precisamos unir esforços para recuperar o brilho e o desenvolvimento da nossa cidade, que já foi reconhecida nacionalmente por sua citricultura, comércio forte, suas festas tradicionais e seus grandes escritores. E esse tem sido o foco da Administração Municipal, trabalhar com afinco e promover uma melhor qualidade de vida a toda população”.
O corte do bolo foi acompanhado pela população que lotou a Praça Hermes Fontes no centro da cidade. O show dos artistas sergipanos Chiko Queiroga e Antônio Rogério encerrou com chave de ouro a programação do dia. O vice-prefeito Chicão Almeida (PT) salientou a importância do resgate cultural. “Fizemos uma programação para resgatar as tradições culturais do nosso povo, com contação de histórias e causos de Boquim, apresentação de banda de pífano, da Lira Senhora Sant’Ana, toadas e palestras educativas. Tivemos a participação de grandes figuras da nossa cidade, como Dona Pastora, Joana Fateira, Sr. Zezé de Boquim, Tonho Preto e tantos outros”, disse Chicão.
A programação segue até o dia 31 de março com exposição sobre expressões musicais, feira cultural e gastronômica, lançamento de livro da escritora boquinense Maria Terezinha e palestras. “Parabenizo todos os boquinenses, que diariamente cumprem sua missão, que buscam novos projetos e aceitam o desafio de fazer mais e melhor na construção diária de nossa cidade. Parabenizo ainda todos aqueles que escolheram essa terra para ser sua e participar ativamente da construção de sua história”, disse o prefeito Eraldo.