FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 30 de outubro de 2025
POR: TCE/SE
Fonte: TCE/SE
Em: 12/05/2017
Pub.: 12 de maio de 2017

TCE/Sergipe, Secult e Aperipê lançam concurso de roteiros sobre corrupção, transparência e cidadania

Waldemar Lima, fotógrafo cinematográfico sergipano que ficou famoso pela fotografia do filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha (Foto: TCE/SE)

Waldemar Lima, fotógrafo cinematográfico sergipano que ficou famoso pela fotografia do filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha (Foto: TCE/SE)

Na próxima quinta-feira, dia 18, às 18h30, no Museu da Gente Sergipana, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, a Secretaria de Estado da Cultura e a Fundação Aperipê lançam o edital do concurso “1 minuto, cidadão” para seleção de roteiros cinematográficos inéditos de curta metragem, gênero ficção, e três temas: Corrupção, Transparência e Cidadania. “A ideia é conscientizar a população sobre esses temas tão discutidos hoje e que nos são tão caros”, disse o presidente Clóvis Barbosa, do TCE-SE.  serão exibidos.

Além do valor monetário de R$ 5 mil e exibição nas televisões públicas TV Aperipê, TV Alese e TV Câmara, os diretores dos filmes vencedores dos três temas propostos receberão o “Prêmio Waldemar Lima”, uma referência ao fotógrafo cinematográfico sergipano que ficou famoso pela fotografia do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha.

“Com esse edital, iniciamos uma série de homenagens a Waldemar Lima, que prosseguirá em setembro com o lançamento de um livro que estamos editando sobre ele, incluindo um roteiro inédito de sua autoria, além de um documentário sobre sua vida e obra, uma exposição com fotografias produzidas por dele, debates e exibições de filmes”, informou Clóvis Barbosa. O livro contará com uma pequena biografia, entrevista, fotografias e um texto de autoria de Waldemar Lima sobre a fotografia de “Deus e o Diabo” e sua influência no Cinema Novo. O documentário contará com detalhes de sua cinebiografia e depoimentos sobre o sergipano.

O Tribunal de Contas tem mantido uma atividade intensa na área cultural. No ano passado, dentre outras, realizou as exposições: “Déda presente”, sobre a vida e obra fotográfica do ex-governador; e “Um sergipano na Belle Époque”, sobre Cândido Aragonez de Farias, o ilustrador que fez sucesso com cartazes de cinema em Paris no início do século 20. O TCE também lançou os livros “Brava Gente Sergipana e Outros Bravos”, de Manoel Cabral Machado, e “Obras Reunidas”, de José Amado Nascimento, ambos ex-conselheiros cujos centenários de nascimento foram comemorados no ano passado com apresentação de documentários e grande festa.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação