Conservatório de Música de Sergipe promove projeto Ensaios Abertos com o musical Renantique
O Conservatório de Música de Sergipe inicia nesta sexta-feira, 2, às 19h30, o projeto Ensaios Abertos com o conjunto de música renascentista Renantique. O projeto é uma parceria entre o centro profissionalizante e o grupo musical que irão realizar todas as sextas-feiras de cada mês ensaios abertos e gratuitos para a comunidade na sede do Conservatório, situado a rua Boquim, nº 313, Centro de Aracaju.
Conservatório de Música de Sergipe promove projeto Ensaios Abertos com o musical Renantique (Foto: Arquivo Eugênio Barreto/Seed/SE)
O diretor do Conservatório de Música, Heitor Mendonça, informou que a parceria surgiu com a ideia de disponibilizar uma sala para os ensaios do grupo de música. "É um ensaio diferente de um concerto, que possibilita a interação dos músicos dentro de uma dinâmica de apresentação mais descontraída. Sergipe tem a oportunidade de ter um grupo que resgata a música medieval e nada melhor do que disponibilizar essa experiência para a comunidade", disse.
Programação do Conservatório
Além do projeto Ensaios Abertos, o Conservatório de Música irá promover concertos pedagógicos e infantis com os músicos do Big Band, da Camerata de Violões, de Choro e do Grupo Musical de Improviso, todos do Conservatório de Música. O primeiro concerto será realizado nos dias 6,7 e 8 de junho com alunos dos cursos de musicalização para crianças, aberto ao público.
Também acontecerá concertos pedagógicos abertos para que as integrantes dos cursos de formação inicial em música, intermediário e curso técnico de nível médio troquem experiências com os grupos musicais experientes.
Renatique
O grupo de Música Antiga Renantique foi criado em junho de 1996. Há 19 anos, sob a direção artística de Emmanuel Vasconcellos Serra, o grupo tem como objetivo executar a música da Idade Média e da Renascença da Europa.
Ocidental de forma inédita em Sergipe. Tal iniciativa está inserida no movimento de redescoberta da música antiga, com interpretação e cópias de instrumentos de época - Performance Instruída Historicamente (PIH), que tomou vulto na Europa, nos EUA desde meados do século XX e no Brasil por volta de 1950.
O Renantique possui a estrutura de um Broken Consort renascentista, no qual são combinados vários instrumentos de famílias diferentes (cordas, sopro e percussão), cópias autênticas de instrumentos da Idade Média e da Renascença, e vozes (soprano, alto, tenor, contratenor e baixo-barítono), utilizando-se antigas técnicas para a execução dos instrumentos e para a emissão das vozes.
Desde que foi criado, o grupo difunde um amplo repertório da Idade Média e da Renascença, como: Canções de Cruzada; dos Troubadours, Trouvères e Minnesingers; Cantigas de Santa Maria do rei Alfonso X, el Sábio, e Cantigas de Amigo de Martin Codax (séc. XIII); Manuscrito de Carmina Burana (séc. XII-XIV); Danças Medievais & Renascentistas; Trecento Italiano; Franco-Flamenga (séc.XV); Henrique VIII; Elizabetana; Teatro de Shakespeare e Música Ibérica do séc.XVI.