Aracaju (SE), 22 de janeiro de 2026
POR: PMA
Fonte: PMA
Em: 23/10/2017 às 13:03
Pub.: 23 de outubro de 2017

Grupo Renantique é atração na próxima edição do Quinta Instrumental

A próxima edição do projeto desenvolvido pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o Quinta Instrumental, terá um repertório de músicas antigas. O Renantique se apresentará na próxima quinta-feira, 26, num palco que vem mostrando talentos de Sergipe. O grupo é um dos poucos do Brasil, e único em Sergipe, que executa músicas no estilo Renascentista.

Quinta Instrumental (Imagem: Divulgação/Funcaju)

Quinta Instrumental (Imagem: Divulgação/Funcaju)

O tradicional Conjunto de Música Antiga Renantique, atração da noite que começará a se apresentar partir das 19 horas, no Centro Cultural de Aracaju, promete fazer um espetáculo diferenciado e inesquecível. Há mais de 20 anos, os artistas se apresentam com o objetivo de tornar as músicas renascentistas e medievais mais acessíveis.

Renantique
Criado em junho de 1996, o Grupo de Música Antiga Renantique possui a estrutura de um Broken Consort renascentista, no qual são combinados vários instrumentos da Idade Média e da Renascença, e vozes (soprano, alto, tenor, contratenor e baixo-barítono), utilizando-se antigas técnicas para a execução dos instrumentos e para a emissão das vozes.

Desde que foi criado, o grupo difunde um amplo repertório da Idade Média e da Renascença, a exemplo de Canções de Cruzada; dos Troubadours, Trouvères e Minnesingers; Cantigas de Santa Maria do rei Alfonso X, el Sábio, e Cantigas de Amigo de Martin Codax (séc. XIII); Manuscrito de Carmina Burana (séc. XII-XIV); Danças Medievais & Renascentistas; Trecento Italiano; Franco-Flamenga (séc.XV); Henrique VIII; Elizabetana; Teatro de Shakespeare e Música Ibérica do séc.XVI.

Agenda musical
Desenvolvido através do planejamento estratégico realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, juntamente com a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o Quinta Instrumental nasceu com o propósito de ocupar o Centro Histórico da capital sergipana com as diversas linguagens das artes. E, em um curto espaço de tempo, tornou-se um atrativo na agenda cultural, oferecendo aos aracajuanos e turistas uma música de qualidade e totalmente gratuita.

O evento sempre acontece nas quintas-feiras, exceto nos feriados, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), localizado na Praça General Valadão, no Marco Zero de Aracaju, às 19 horas.


Notícias Indicadas

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação