Mostra coletiva "Expressões Sergipanas: Festividade Junina" reúne obras e elementos da cultura junina sergipana
Com a chegada do mês de junho, o Brasil se prepara para celebrar uma das suas mais tradicionais festas. Em Sergipe, o “país do forró”, a arte também se junta às comemorações.
Mostra coletiva "Expressões Sergipanas: Festividade Junina" reúne obras e elementos da cultura junina sergipana - Imagem: Divulgação | Funcap/SE
Nesta quinta-feira, 25, às 18h, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) promove a abertura da exposição coletiva “Expressões Sergipanas – Festividade Junina”, na Galeria de Arte J. Inácio, anexa à Biblioteca Epiphanio Dória. A mostra exibirá obras de 18 artistas locais que apresentarão diferentes olhares e técnicas, como xilogravura, fotografia, pintura e desenhos, para expressar a riqueza artística e cultural do período junino no estado.
“Em relação aos festejos juninos, cada região tem sua particularidade, sua forma de celebração. Se tratando do nosso estado, temos uma riqueza muito grande no que se refere aos costumes, tradição, memória e história. A proposta desta exposição é justamente retratar o que Sergipe tem dentro desse tema.”, destaca Jane Junqueira, curadora da exposição.
A exposição também apresenta elementos tradicionais do período junino, como o Barco de Fogo, patrimônio cultural brasileiro cedido pelo Memorial do Fogo de Estância, e a indumentária de grupos de quadrilhas tradicionais do estado. A instalação da exposição também inclui imagens dos santos, proporcionando aos visitantes uma experiência imersiva quanto às práticas religiosas do Nordeste.
Abrilhantando a ação, o grupo de quadrilha junina Pioneiros da Roça fará uma apresentação artística, e o Trio Pantanal, representando o tradicional forró sergipano, promete animar o público com sua música. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos. As obras ficarão expostas até o dia 30 de junho.