Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe disponibiliza download de livro com histórias inspiradoras

Capa do livro reportagem "Mulheres Inspiradoras: histórias em rede" - Imagem: Reprodução
Onze mulheres fazem parte do livro, sendo Silvana Correia (povoado Capuã - Barra dos Coqueiros), Eugênia Lima (Carmópolis), Valdiene Vieira (povoado Aguada - Carmópolis), Elisana Santos (Assentamento Palmeira - Carmópolis), Tainara Vidal (povoado Ribuleirinha - Estância), Dilva Santos (povoado Manoel Dias - Estância), Roseane Lima (povoado Porteira - Japaratuba), Alícia Salvador (povoado Pontal - Indiaroba), Josilene Tavares (povoado Alagamar - Pirambu), Nidiele de Jesus e Maria Jivanilde (Divina Pastora).
O livro foi assinado pela Petrobras e está disponível no site do projeto Rede Solidária, podendo ser acessado por todo o público interessado nas histórias inspiradoras de diversas mulheres sergipanas. Para Rita Simone, jornalista do projeto Rede Solidária que escreveu a apresentação da publicação, o livro é uma forma de celebrar as memórias e as trajetórias inspiradoras das mulheres que fazem parte do projeto.
“Nós temos aqui a representação da diversidade e da força da mulher através das catadoras de mangaba, das rendeiras e das artesãs, que celebram a sua ancestralidade com a força da união e do sagrado feminino que nos une. É um grande marco e uma grande felicidade poder lançar histórias para que o mundo conheça a força das mulheres do projeto”, afirmou.
Assim como todas as ações do projeto, que utiliza metodologia participativa para desenvolver suas atividades, o livro é mais uma publicação feita com contribuição da equipe técnica e das mulheres que participam da iniciativa. Durante o lançamento, Tainara Vidal, que produziu o documentário “Elas em elos: a força das mulheres em Rede” e foi personagem no “Histórias Transformadoras”, vídeo biográfico produzido pela Petrobras, contou como foi participar de mais uma publicação do projeto.
“Quando falaram comigo sobre a ideia de participar de um livro, eu achei maravilhoso. Não me imaginava nesse local de contar minha história em vídeo e texto e, principalmente, que essa história iria tocar tanto as pessoas ao ponto de inspirá-las. O livro ficou lindo e eu tenho certeza que quem ler vai se emocionar”, comemorou Tainara.
“Mulheres Inspiradoras: histórias em rede” é uma publicação que pretende preservar a memórias das Catadoras de Mangaba, artesãs e rendeiras que fazem parte do projeto, mas que podem ter suas histórias identificadas em muitas outras mulheres trabalhadoras e resistentes. Para a coordenadora do projeto, Mirsa Barreto, a publicação deve ser celebrada por sua potência e inspiração.
“Quando as mulheres confiam na nossa equipe para que suas histórias sejam contadas, é uma demonstração de todo o trabalho de acolhimento e parceria que viemos desenvolvendo por anos, desde o primeiro projeto. É uma forma de deixar registrada para as gerações futuras os desafios enfrentados pelas extrativistas e artesãs, o caminho de luta percorrido e as vitórias que elas conseguiram alcançar coletivamente”, destacou.