Aracaju (SE), 23 de novembro de 2024
POR: Díjna Torres
Fonte: Díjna Torres
Em: 24/09/2024 às 09:47
Pub.: 24 de setembro de 2024

Artista rondoniense chega à Orla do Pôr do Sol com a divulgação de seu trabalho com madeira

Wigles Faria - Foto: Divulgação

Wigles Faria - Foto: Divulgação

Conhecida pela beleza natural do pôr do sol à beira do rio Vaza-Barris, a Orla do Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, localizada na região do Mosqueiro, zona de expansão de Aracaju, recebe as obras da artesã rondoniense Wigles Faria. Com um trabalho autoral que busca transformar a madeira, matéria-prima de suas obras, em diversos artigos musicais e religiosos, a artista escolheu a capital sergipana como morada para o desenvolvimento e divulgação de sua arte.

“A minha relação com a madeira vem desde a infância, porém, quando fui crescendo, acabei partindo para outros caminhos profissionais, mas a arte sempre voltava para a minha vida, então decidi abraçá-la. Eu sempre criei peças únicas, mesmo no período em que trabalhei na criação de móveis, eu nunca fiz uma cadeira igual à outra, por exemplo, o que faz com que as peças sejam exclusivas e especiais. Cada pedaço de madeira tem sua tonalidade, textura, e eu busco deixar as peças sempre com o tom mais natural possível, usando somente o óleo mineral, como forma também de não causar danos à natureza”, explica Wigles Faria.

Outro modo de não causar danos à natureza, como afirmou a artista, é a utilização de madeiras que são descartadas. Ela destaca que reutiliza a madeira já morta, de modo a reaproveitá-la e trazendo à vida novamente. “Reaproveitar evita também o acúmulo de lixo, as pessoas descartam muitas coisas que têm utilidade. A questão é a forma como você irá transformar algo que talvez as pessoas acham que não servem mais em peças únicas, que podem ser feitas a exemplo de móveis, brinquedos para crianças, chaveiros, entre tantas outras coisas que a versatilidade da madeira nos oferece”, disse.

Wigles ressalta que, nesta nova fase de sua carreira, em Aracaju, ela optou por desenvolver artigos menores em madeira, a exemplo de chaveiros com símbolos religiosos, sobretudo, representações das religiões afro-brasileiras, e trouxe para a Orla do Pôr do Sol, de quarta à domingo, no período da tarde, a LociCombi, feita por ela, com um pouquinho do que ela desenvolve. “Tudo o que você imaginar, eu vou lá e tento fazer. Se você gosta de girassol, gosta de vinho, vamos fazer uma montagem disso aí, você vai ter uma peça única e ninguém vai copiar, porque eu não vou conseguir fazer duas peças exatamente iguais, é um trabalho manual único e sustentável”, conclui a artista.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Wigles Faria, acesse:  https://www.instagram.com/loci.thw/


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação