Aracaju (SE), 16 de abril de 2025
POR: Sheyla Morales
Fonte: Assessoria
Em: 11/04/2025 às 09:27
Pub.: 11 de abril de 2025

Curta sergipano da UFS conquista espaço em festival de cinema nos EUA

“Pindorama”, fotofilme que une Rugendas e Villa-Lobos foi selecionado dentre mais de 2.600 obras audiovisuais para o Latino and Native American Film Festival (LANAFF)

Curta sergipano da UFS conquista espaço em festival de cinema nos EUA - Foto: Arquivo pessoal

Um projeto de monitoria que deu certo. O curta sergipano "Pindorama - a Terra indígena de Rugendas e Villa-Lobos", idealizado pela estudante do Departamento de Música da Universidade Federal de Sergipe (DMU-UFS), Shéron Joyce Díaz Morales, parte de um projeto de monitoria coordenado pelo professor João Riso Souza Liberato de Mattos, conquistou espaço no cenário internacional. A produção foi selecionada entre mais de 2.600 filmes de diversas partes do mundo para ser exibida no Latino and Native American Film Festival (LANAFF), que acontece de 4 a 20 de abril de 2025 em Connecticut, nos Estados Unidos. O público pode participar votando na categoria popular até o dia 20 de abril.

"Pindorama" é um curta no formato de fotofilme, construído a partir do acervo iconográfico do pintor alemão Rugendas e da música "Uirapuru" de Villa-Lobos. A obra propõe uma reflexão sobre os povos originários do Brasil e a chegada dos invasores europeus, além de divulgar a música erudita brasileira.

A notícia é recebida com alegria pelo professor João Liberato. “Receber a notícia da seleção de ‘Pindorama’ nos deixou muito felizes e nos motiva a continuar este trabalho. É um festival que atrai um público maior para esses produtos audiovisuais que estamos criando e que possuem uma linguagem universal. Por se tratar de uma expressão predominantemente de música e imagem, podem ser compreendidos por um público de qualquer país”.

Liberato ainda complementa. “O objetivo é que o público possa imergir nesse universo imagético e musical do Brasil do século XIX e, com isso, ter mais elementos para construir uma imaginação e um entendimento da história do Brasil. Dessa forma, poderão vislumbrar o Brasil do passado e entender melhor como se davam as relações sociais da época, além de ser um material rico no aspecto educacional”.

A aluna Shéron Joyce compartilhou um pouco sobre o processo de criação de "Pindorama" e como recebeu a notícia da exibição no festival internacional LANAFF: “Recebemos a notícia da seleção com muito entusiasmo e alegria, pois trata-se da nossa primeira participação em um festival de cinema fora do país, uma mostra de destaque com cunho social e educativo. As obras audiovisuais do projeto foram construídas utilizando aplicativos de celular. Inicialmente, não tinha a pretensão de produzir filmes e abordar questões sociais, mas acabei sentindo a necessidade de inserir roteiro e reflexões sobre a sociedade, e o produto tomou outra direção”.

A obra possui inspiração nas origens indígenas da autora. “Ao produzir ‘Pindorama’, considerei minha ancestralidade indígena – meus avós paternos bolivianos eram incas. Além disso, o curta foi criado no período em que estava ocorrendo uma discussão sobre o marco temporal. Essas questões me levaram a pensar em como eu poderia contribuir para uma reflexão sobre os povos originários através desse fotofilme e também conduzir meus colegas de curso, futuros educadores musicais, a refletirem em sala de aula sobre essas temáticas atuais e propostas pelos PCNs”, complementou Shéron Morales.

Para o coordenador do projeto, João Liberato, os curtas produzidos superaram as expectativas: “Não esperava que o projeto fosse selecionado em festivais de cinema no Brasil ou no exterior, pois inicialmente a ideia era elaborar materiais para a disciplina História da Música. No entanto, a aluna Shéron Morales introduziu narrativa ao material, transformando-o em um produto audiovisual. Fico feliz que tenha tomado essa dimensão e tenho certeza de que vai crescer muito mais devido ao empenho de Shéron, que tem desenvolvido o projeto com muito carinho e dedicação. Ela tem evoluído e está desenvolvendo sua linguagem audiovisual na produção de fotofilmes”.

SOBRE O LANAFF

O Latino & Native American Film Festival (LANAFF) é um festival internacional de cinema que completa sua 15ª edição em 2025. Realizado em Connecticut, nos Estados Unidos, através da Southern Connecticut State University (SCSU), o festival serve como uma plataforma fundamental para incentivar trabalhos de estudantes e professores da América Latina e de povos nativos americanos. Seu objetivo é valorizar as tradições, a cultura e a história desses povos, dando voz a essa comunidade. Além da versão presencial, o festival conta com uma plataforma virtual que exibe os filmes selecionados e já alcançou mais de 125 países. Este ano, o LANAFF tem como tema “Nossas Histórias, Nossas Vozes: Resiliência e Resistência”, exaltando e celebrando a riqueza e a resistência das tradições e culturas dos povos latinos e originários da América.

Carlos Antonio Torre, professor da Southern Connecticut State University (SCSU) e diretor do festival, destacou a importância da presença do curta universitário na mostra de cinema: “É uma honra poder contar com ‘Pindorama’ na 15ª edição do Latino & Native American Film Festival. É um belo trabalho desenvolvido no âmbito do Departamento de Música da Universidade Federal de Sergipe. A proposta de construir fotofilmes que associam repertório musical brasileiro com imagens históricas, promovendo reflexões críticas sobre povos originários, culturas afrodescendentes, natureza e colonização, é inspiradora e de grande valor educativo”.

O diretor do LANAFF ressaltou que a proposta educativa do curta está alinhada ao objetivo do evento: “Nos enche de entusiasmo saber que o filme também atua como ferramenta didática no ensino da História da Música no Brasil — isso vai ao encontro da missão do nosso festival de promover o diálogo entre arte, cultura, memória e educação”.

FAVORITO DO PÚBLICO

O festival LANAFF premiará o filme mais votado na categoria “Favorito do Público”. Para assistir ao curta da UFS e participar da votação, acesse: https://thelatinonativeamericanfilmfestivallanaff.ottchannel.com/media/pindorama-the-indigenous-land-of-rugendas-and-villa-lobos-642968. Para votar, é necessário realizar um cadastro simples e, em seguida, curtir a produção audiovisual sergipana “Pindorama – the indigenous land of Rugendas and Villa-lobos”.

PERSPECTIVAS FUTURAS

A equipe do projeto planeja, futuramente, disponibilizar os fotofilmes para serem utilizados como ferramenta didática e de reflexão em outros cursos da universidade, escolas de ensino formal e não formal, bibliotecas e museus, além de ampliar o público através de exibições em mais festivais de cinema. “Um novo fotofilme já está sendo criado, utilizando as imagens de Rugendas, e tem como tema a iconografia musical, que é a presença da música nas imagens desse artista alemão. Esperamos que o objetivo educacional e reflexivo também seja alcançado”, informou Shéron Morales.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

Há 23 anos, em 21 de agosto de 2001, Silvio Santos e a filha eram sequestrados em São Paulo; confira relato completo

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação