Historiador Thiago Fragata lança livro na Elese
Foi realizada na manhã desta quarta-feira (21) na Biblioteca Macelo Déda, localizada na Escola do Legislativo de Sergipe (Elese), mais uma edição do Projeto Encontro com o Autor Sergipano. O convidado foi o escritor Thiago Fragata, que na oportunidade autografou o livro “Personas Gratas: Visitantes Ilustres em São Cristóvão”. O evento contou com a participação de professores e alunos do Colégio Estadual Deputado Elísio Carmelo, localizado no município.
Thiago Fragata é um agente cultural com mais de 30 anos de atuação na Cidade Mãe, onde se dedica a projetos que conectam a história e a cultura local.
A obra é o resultado de uma pesquisa em documentação escrita, com fotos raras sobre a presença de 12 personagens ilustres da história na cidade de São Cristóvão: o poeta barroco Gregório de Matos Guerra, o imperador Dom Pedro II, a primeira santa brasileira Santa Dulce, o presidente Getúlio Vargas, o escritor Jorge Amado, o folclorista Luiz da Câmara Cascudo; os escritores Ariano Suassuna, Gilberto Freyre, o jornalista Junot Silveira, o advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, além do cangaceiro sergipano, integrane do bando de Lampião, Antônio dos Santos, conhecido como Volta Seca; incluindo textos de apresentação assinados por Maria Rita Santos e Amâncio Cardoso.
Sobre o autor
Thiago Fragata é historiador, escultor sustentável, historiador, professor e poeta. É graduado em História e Especialista em História Cultural pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); professor concursado da Secretaria de Estado da Educação (Seed) desde 2006 e atualmente leciona no Colégio Estadual Silvio Romero, localizado na cidade de Lagarto.
Agente cultural com mais de 30 anos de atuação na Cidade Mãe, onde se dedica a projetos que conectam a história e a cultura local; Thiago afirmou que
“Nesse livro eu retrato as importantes figuras que estiveram na quarta cidade mais antiga do país. Saber que Irmã Dulce começou a vida religiosa dela em São Cristóvão, dá mais sentido a existência dos sancristovenses; é um orgulho que nos dá. O livro tem essa pegada de mostrar não apenas Irmã Dulce, mas Jorge Amado, o presidente Getúlio Vargas, que viram na cidade um lugar importante a ser visitado e é importante percebermos como São Cristóvão continua sendo uma cidade importante para a história, com o seu patrimônio e uma riqueza que enaltece o Brasil e o mundo. Um lugar que a humanidade precisa conhecer as artes, a cultura e a religiosidade”, observa.
O livro foi editado e produzido pela Editora Códice, já sua impressão tem a marca da Editora ArtNer. Contemplado no edital 007 Ilma Fontes da Fundação de Arte e Cultura Aperipê (Funcap) pela Lei Federal Paulo Gustavo (LPG).
Elese
Para a diretora da Escola do Legislativo João de Seixas Dória, Telma Pimentel, o Projeto Encontro com o Autor Sergipano tem por finalidade, aproximar os escritores com a população e principalmente com os estudantes.
“Hoje nós estamos trazendo aqui o historiador Thiago Fragata que também é poeta, escritor, artesão e a gente percebe o quanto ele ama a área de História (sua formação) e o amor que ele sente por São Cristóvão, chegando a contagiar a gente. Na obra ele fala dos ilustres que visitaram São Cristóvão e os alunos que hoje estão participando desse evento no auditório da Elese, tem muito o que aprender e vão sair daqui com muito conhecimento sobre a sua cidade, por meio de um morador ilustre, além de prestigiarem o lançamento do livro Personas Gratas: Visitantes Ilustres em São Cristóvão”, ressalta.
Segundo o coordenador de Assuntos Culturais da Elese, Beneti Nascimento, o escritor conhece muito a história de São Cristóvão. “O livro que Thiago lança aqui na Escola do Legislativo ajuda esses adolescentes a terem uma melhor compreensão da cultura da cidade. Mais uma vez o Projeto Encontro com o Autor traz a temática de convidar um escritor sergipano para bater um papo e falar com sua obra para os estudantes e a gente espera que as escolas do interior tragam seus alunos para conhecer mais sobre a cultura sergipana”, destaca.
Participantes
O diretor do Colégio Estadual Deputado Elísio Carmelo, Ildson Alves os alunos não estão acostumados a sair do município. “Eles moram em povoados e não conhecem quase nada e essa com certeza será uma experiência que levarão para a vida toda. É muito orgulho estar aqui na Escola do Legislativo participando desse projeto com o lançamento do livro de Thiago Fragata, para que adquiram conhecimentos não apenas sobre São Cristóvão, mas sobre a mudança da capital para Aracaju”, entende.
A aluna Giovanna Andrade falou sobre a experiência fora da sala de aula. “É uma oportunidade muito grande porque é a primeira vez que a gente sai da escola para participar de um projeto como esse e de conhecer mais sobre a cultura da nossa cidade com essa palestra do escritor que traz histórias sobre pessoas ilustres que visitaram São Cristóvão”, celebra.