Teatro e dança enriquecem programação do Fasc com espetáculos no Palco Mariano Antônio
A 39º edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) contará com peças teatrais e números de dança sergipanos, fortalecendo a cultura do teatro e enaltecendo a arte local. Os espetáculos serão apresentados no Palco Mariano Antônio, localizado no Largo da Matriz, entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro. Nove atrações farão a alegria do público, organizadas em três a cada dia, que serão encenadas nos períodos da tarde e da noite, em uma agenda com horários das 15 às 19 horas.
De acordo com Elma Santos, diretora de Arte e Cultura da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), a curadoria do evento buscou destacar e valorizar atrações locais, incluindo artistas sancristovenses e de todo o estado de Sergipe. O objetivo é mostrar a diversidade cultural, não apenas no teatro, mas também na música e em outras expressões artísticas, promovendo um contexto que atenda diferentes públicos.
“Há programação dedicada ao público infantil, apresentações voltadas para apreciadores de dança, teatro e outros espetáculos. O evento inclui grandes nomes da cena artística sergipana e oferece uma variedade de temáticas que atendem aos interesses de públicos específicos, como o tradicional teatro de bonecos Mamulengo Cheiroso, e o grupo Imbuaça, importantes nomes do teatro local e até de reconhecimento nacional”, detalhou a diretora.
A diversidade também foi um norteador essencial para as escolhas das atrações, que trazem à tona uma variedade de temas, incluindo cultura popular e questões raciais. Um exemplo disso é a presença do hip-hop, com artistas de São Cristóvão, e um grupo de dança Break formado por jovens da cidade. Essa gama de atrações visa abraçar um público amplo e diverso, permeando vários contextos regionais, políticos, étnicos e culturais, para tornar o festival ainda mais rico nas suas promoções artísticas.
Confira a programação teatral do Fasc:
29/11 - SEXTA-FEIRA
15h - “A Cobra Grande" - Mamulengo de Cheiroso
16h30 - "Deu quiproco na rua do meio" - Riso Cínico
17h30 - "Breaking nas Ruas" - Embrazados Crew
30/11 - SÁBADO
15h - “Entre Sonhos e Estrelas" - Grupo Versus Uni
16h15 - “Bate Chinela” - Denni Ellin Bezzera
17h15 - “Agbara-Obinrin – A Força da Mulher” - Um Quê de Negritude
01/12 - DOMINGO
15h - "Do Molambo ao Filó" - Grupo Imbuaça
17h - "Menina Miúda" - Grupo de Teatro A Tua Lona
19h - "Rio, Samba e Movimento" - Espaço Formas
O Fasc
Com 39 edições e 52 anos de história, o Festival de Artes de São Cristóvão foi retomado em 2017 e conta com uma programação diversificada, que inclui música, cinema, teatro, literatura, folclore, artes visuais e gastronomia, atraindo artistas locais e de outros estados.
Além do Mariano Antônio, os principais palcos do evento são o João Bebe Água, na Praça São Francisco, e Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo. Outras atividades ocorrem no Samba na Bica, na Galeria de Artes Vesta Viana, no Cine Trianon, no espaço Cidade Viva e no Salão de Literatura Manoel Ferreira.
O Festival é organizado pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Villela Produções, o Ministério da Cultura e o Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Maratá, Estrella Galicia, Coca-Cola, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado, Instituto Banese e MTur/Sesc patrocinam o evento, que também conta com o apoio da SE - Sistema Engenharia e da Colortex.