O Boticário lidera debate sobre licença parental em movimento que amplia o significado da palavra "pai"
Marca reforça o compromisso com a equidade de gênero ao defender o equilíbrio de responsabilidades na criação dos filhos, fortalecendo vínculos e catalisando mudanças
O Boticário lidera debate sobre licença parental em movimento que amplia o significado da palavra "pai" - Imagem: Divulgação/O Boticário
A chegada de uma vida ao seio familiar é um momento de muitas mudanças para todos. É por isso que os momentos iniciais da rotina da criança fortalecem os vínculos entre pai e filho. Nesse sentido, a licença parental é um benefício legal fundamental para o equilíbrio e a conexão entre as pessoas. De acordo com o relatório State of the World´s Father 2023*, coordenado pela Equimundo, apenas 45 países concedem licenças superiores a 14 semanas para ambos os responsáveis pelo novo filho (recém nascidos e adoção), reforçando um estereótipo de gêneros e distanciando o homem do papel de cuidador. Aqui no Brasil, a Lei Trabalhista concede aos pais 5 dias, podendo estender o afastamento em até 15 dias, caso a empregadora integre o projeto Empresa Cidadã.
O Boticário acredita que uma sociedade mais equânime passa diretamente pela revisão e ampliação do período em que todos os cuidadores possam se dedicar à chegada dos seus filhos, como propõe a Licença Parental Universal do Grupo Boticário, que concede o benefício de 120 dias para colaboradores não gestantes e 180 para colaboradores que gestam, desde 2021. Por isso, a marca seguiu abordando, pelo segundo ano consecutivo, o debate sobre a questão na campanha de Dia dos Pais deste ano.
O conceito da campanha deste ano traz uma narrativa que evidencia estereótipos sociais sobre a parentalidade que colocam o pai como coadjuvante no cuidado dos filhos. Então, para refutar esses padrões e promover o debate sobre o papel do pai ir além do percebemos no discurso por parte da sociedade, o Boticário está liderando o debate sobre licença parental e promovendo um movimento de reflexão em cima de um dos primeiros estereótipos em relação ao tema: o significado de pai que, de acordo com muitos buscadores e dicionários, é apenas o "homem que gerou"; "progenitor".
Por isso, a marca amplia a definição para: “pessoa que cuida e oferece amor, apoio emocional e orientação no desenvolvimento pessoal dos seus filhos”. O novo significado será implementado em três dicionários online: Dicio, Sinônimos e Significados, a partir do dia 29 de julho. O movimento também almeja estimular que demais sites de busca e dicionários reavalie como trazem o significado atualmente e como podem também aderir ao movimento e serem canais ativos para as mudanças da sociedade.
“A consistência na mensagem e a repetição dela fazem parte da contribuição que acreditamos que possa alcançar cada vez mais brasileiros e, assim, seguirmos transformando a sociedade. Ainda hoje, de acordo com pesquisa do DataFolha realizada em março de 2024, a maioria das pessoas acredita que os principais responsáveis pelos cuidados de um recém-nascido são apenas as mulheres . É uma mudança gradual e multilateral: à medida que as novas gerações se enxergam mais no lugar de cuidadores e corresponsáveis por seus filhos, evoluímos nos direitos, mas principalmente na perspectiva da formação das próximas gerações e nos vínculos de afeto”, aprofunda Marcela De Masi, diretora executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
Desde 2023, a marca convida as pessoas a refletirem sobre o valor da presença genuína do pai nos primeiros momentos do(a) novo(a) filho(a), de que 5DiasÉPouco (tempo da licença parental comum), e o benefício com 120 dias permite e contribui para a construção de vínculos de qualidade, afeto, confiança e amor. Diferentemente do último ano, em que o chamado era para as empresas, em 2024 a marca traz o tema para conversa e conscientização da sociedade.