Veja dicas de como escolher o revestimento certo para cada cômodo
Os acabamentos durante as reformas ou construções fazem toda a diferença na estética
Veja dicas de como escolher o revestimento certo para cada cômodo - Foto: Sabina Galja/iStock
O estilo de uma casa não é definido apenas pela decoração, mas começa a ser pensado ainda durante os acabamentos da construção, que podem mudar completamente os ambientes. Além de tudo, esse acabamento, que passa por pequenos detalhes como as finalizações e a escolha dos revestimentos, não deve ser pensado apenas esteticamente, mas também funcionalmente para cada cômodo.
Selecionar os revestimentos adequados para cada cômodo é uma tarefa que deve ser feita com cautela, porque cada ambiente possui necessidades e características específicas que devem ser consideradas durante a escolha. Para ajudar a entender melhor qual é o revestimento adequado para cada cômodo, separamos algumas dicas práticas para ajudar na escolha do melhor revestimento para áreas externas, quartos, cozinha, sala e banheiros.
Área externa
A área externa é importante durante os momentos de lazer e descanso com a família, e, na maioria das casas, ela fica exposta às condições climáticas. Por esse motivo, a escolha dos revestimentos deve priorizar uma qualidade superior para aguentar as mudanças. Nos pisos, existem opções como porcelanatos externos ou cerâmicas antiderrapantes, que são mais resistentes.
Nas paredes, o uso de revestimentos vai fazer toda a diferença no visual, como, por exemplo, com o uso de pedras naturais, para trazer um visual rústico e resistente. Ainda em áreas de lazer como varandas, área com piscina e jardins, a aplicação de revestimentos com efeito antiderrapante é também uma medida de segurança.
Banheiros
Os banheiros também exigem revestimentos que sejam mais resistentes; nesse caso, eles precisam se adequar à umidade e ser mais fáceis de limpar. Nestes ambientes, azulejos são opções tradicionais e eficientes para os pisos e para as paredes. Modelos antiderrapantes também ajudam a garantir a segurança enquanto o ambiente estiver molhado.
Para ter um visual diferente nas paredes considere cerâmicas que imitam mármore e duram bastante. Revestimentos de vidro ou pastilhas também são boas opções, visto que são resistentes e proporcionam um efeito visual mais moderno.
Quartos
Nos pisos dos quartos, revestimentos como carpetes e vinílicos ajudam a criar um ambiente com sensação acolhedora, ideal para relaxar o corpo e a mente. Os carpetes oferecem superfícies macias que ajudam na acústica do ambiente, reduzindo o barulho. O vinílico, por outro lado, é mais resistente e fácil de limpar, trazendo praticidade.
Já nas paredes pinturas texturizadas ou papéis de parede são boas escolhas. Papéis de parede com desenhos lineares podem criar uma atmosfera tranquila, e, nas pinturas, acabamentos foscos, ou acetinados em tons pastéis, ou cores neutras criam um ambiente harmonioso.
Sala
Nas salas, o uso de porcelanatos e laminados é recomendado, porque trazem um charme a mais para o ambiente. O porcelanato, além da estética, é resistente a manchas e muito durável, ideal para áreas onde circulam mais pessoas. Já o laminado oferece um visual elegante e de fácil instalação.
Nas paredes, pode-se ter mais ousadia com texturas e acabamentos em gesso, como o drywall, que acrescenta um toque único. Gesso 3D e painéis de madeira também contribuem para a valorização do ambiente.
Cozinha
Com a quantidade de gordura, a cozinha é um ambiente que precisa de revestimentos de fácil limpeza e que suportem a umidade e o calor. Cerâmicas e porcelanatos antiderrapantes funcionam bem no piso, especialmente por serem resistentes e terem uma superfície que não acumula sujeira e facilita a manutenção.
Azulejos e pastilhas são boas escolhas para as paredes, pois são resistentes a manchas e facilitam a limpeza, principalmente em áreas ao redor do fogão e da pia. Para estilos mais modernos, revestimentos em vidro ou porcelanato com aparência de cimento queimado levam elegância e contam com um acabamento fácil de manter.