FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 01 de novembro de 2025
POR: Leonardo Teles Simões
Fonte: Assessoria
Em: 30/10/2025 às 19:39
Pub.: 31 de outubro de 2025

Na Semana Nacional do Livro, Eduardo Amorim destaca escritores genuinamente sergipanos

Na Semana Nacional do Livro, Eduardo Amorim destaca escritores genuinamente sergipanos - Foto: Assessoria
No país onde 53% da população se identifica não leitora, o médico anestesiologista e incentivador das práticas literárias, Eduardo Amorim, reverência o Dia e a Semana Nacional do Livro como um movimento de esperança direcionado para a mudança de cenário. Resultados obtidos pela pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil de 2024’, mostram que a ausência de políticas públicas contribuíram para que o Brasil perdesse no ano passado cerca de 6,7 milhões de leitores. O saldo negativo é ainda mais alarmante quando observa-se que, entre os estudantes, 66% perdem o interesse pelo conteúdo a partir da décima página.

Para Eduardo, é preciso explorar métodos pedagógicos que permitam o brasileiro a consumir estes conteúdos de forma agradável e atraente. “Eu sou um desbravador do conhecimento, seja na área da saúde ou em temas relacionados ao saber geral. Para mim, toda forma de arte é válida e precisa ser apreciada, mas a produção literária me encanta. Em nosso estado de Sergipe, temos inúmeros autores que dedicam parte de suas vidas para narrar histórias, sejam elas biográficas ou ligadas à história de Sergipe. Não há outro caminho para o progresso que não seja a educação; o livro, posso garantir, é o principal pilar desse processo de evolução”, destacou.

Dr. Eduardo lembra grandes nomes da literatura sergipana, a exemplo de Sílvio Romero, Hermes Fontes, Aglaé Fontes, Tobias Barreto e seu conterrâneo de Itabaiana, Antônio Samarone, autor do livro: ‘Uma História Cultural do Povo Itabaianense’. Recentemente, Amorim prestigiou a 7ª Edição da Bienal Internacional do Livro de Itabaiana, considerada por críticos educacionais como o maior festival literário de Sergipe. O evento, que tem por objetivo incentivar a leitura e celebrar a cultura, ocorreu entre os dias 23 e 26 de outubro, no Shopping Peixoto.

“Nesta semana, estive na sétima edição da Bienal do Livro de Itabaiana, onde uma cena muito bonita me marcou bastante: de um lado, uma criança de no máximo 12 anos produzindo cordel e, poucos metros de distância, Antônio Samarone — médico, secretário de Cultura de Itabaiana e muito experiente na produção de livros. Dois mundos e experiências opostas, mas conectados pelo amor à literatura. Isso me enche de esperança. Eu aprecio a arte deles e agradeço por tudo e por tanto que colaboram para o fortalecimento das nossas raízes”, destacou Eduardo Amorim.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação