Jornalista Carla Passos faz palestra no Paraná sobre turismo e desenvolvimento sustentável
O principal objetivo foi estimular empreendedores do turismo a prestar um bom atendimento e divulgarem o seu negócio e a sua cidade utilizando as redes sociais.
Palestra para empreendedores em Porto Rico-PR - Foto: Arquivo Pessoal | Carla Passos
A autora da Coluna Passos Pelo Mundo, Carla Passos, foi convidada pela Polo Palestrantes e pelo Sebrae do Paraná para fazer uma palestra sobre Turismo e Desenvolvimento Sustentável na inauguração do Centro de Atendimento ao Empreendedor de Porto Rico no Noroeste do Paraná. “As viagens produzindo conteúdos me fizeram entender o planejamento turístico, as relações com as comunidades locais e os empreendimentos que deram certo. Além disso, já trabalhei na Empresa Sergipana de Turismo e fiz uma pós-graduação em Turismo e Desenvolvimento Sustentável que me deu uma base teórica”, afirmou a jornalista, que também tem especialização em marketing.
O principal objetivo da palestra foi estimular empreendedores do turismo a prestar um bom atendimento e divulgarem o seu negócio e a sua cidade utilizando as redes sociais. “Quando fui convidada para o evento, a primeira coisa que fiz foi pesquisar sobre a cidade no Google e YouTube e praticamente não há informação sobre o que fazer durante a estadia na cidade, mesmo tendo um potencial turístico incrível. E os empreendedores podem ser aliados do poder público par ajudar nesse processo. E assim, acabam divulgando também o seu negócio é atraindo turistas”, afirmou Carla Passos.
Confira um video sobre a visita às belezas de Porto Rico: Palestra e tour em Porto Rico, um paraíso no Paraná
“O turismo tem se transformado em uma das mais promissoras atividades econômicas mundiais, geradora de empregos que interagem entre si, e formam uma grande cadeia produtiva e isso significa empregos”, observou.
A cidade tem 3 mil habitantes e costuma receber até 30 mil pessoas nos finais de semana prolongados e férias. “No entanto, a maioria desses visitantes ficam hospedados em casas de veraneio e não utilizam a estrutura do comércio local. Quando falamos de turismo sustentável, um dos pilares é a participação da comunidade local na cadeia produtiva e nessa palestra destacamos muito a importância da visibilidade dos serviços como forma de atrair novos clientes. O turista não vai para a cidade apenas para andar de barco, mas vai querer conhecer um bom restaurante com pratos típicos e fazer ainda outras atividades. E por isso o papel do empreendedor é fundamental na profissionalização do turismo em qualquer cidade”, disse Carla Passos, destacando ainda o pilar ecológico do desenvolvimento sustentável, que inclui a preservação do meio ambiente.
Outra característica marcante de Porto Rico é a importância do turismo náutico da cidade, que tem a maior frota de barcos de passeio do estado e sete marinas. “O estado do Paraná também é destacado nacionalmente nesse ponto, por ter a segunda maior frota do país, proporcionalmente a população”, disse.
Palestras também já foram realizadas em Aracaju - Foto: Arquivo Pessoal | Carla Passos
A jornalista acrescentou que o Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae e outros órgãos produziu o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo com foco no turismo náutico que ressaltou a grande vocação do Brasil para esse tipo de atividade. “Em média, cada embarcação que entra na frota brasileira gera 2 empregos, mas gera também empregos indiretos. As águas são um caminho para o fortalecimento do turismo”, concluiu.