Aracaju (SE), 24 de novembro de 2024
POR: Carla Passos
Fonte: Passos Pelo Mundo | F5 News
Em: 30/07/2023 às 08:00
Pub.: 31 de julho de 2023

Porto, em Portugal, é considerado o melhor destino de cidade do mundo

Confira um roteiro completo em vídeo com várias atrações que valem a pena ser visitadas.

Na Coluna de hoje vamos fazer um roteiro completo pela cidade do Porto, em Portugal, considerada ‘Melhor Destino de Cidade do Mundo’ no World Travel Awards 2022, prêmio considerado o ‘Oscar’ do turismo internacional. 

O Porto concorria com as cidades mexicanas de Acapulco, Cancún e Mazatlán; Bogotá, na Colômbia; Quito, no Equador; a sul-africana Cidade do Cabo; a queniana Nairobi; Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; as norte-americanas Las Vegas, Miami e Nova York; Hanoi, no Vietnã; Hong Kong, na China; as australianas Melbourne e Sydney, além da neo-zelandesa Queenstown; Londres, Lyon, Marrakesh, além de Lisboa.

Assista: Confira a minha dica de roteiro nessa cidade incrível

A Invicta
Porto é conhecida também como a invicta. Mas você sabe porque ela tem esse apelido? 
Invicta quer dizer invencível. Durante as Guerras Liberais (1832 – 1834), o Porto foi cercado pelas tropas absolutistas. Dá-se o nome de Cerco do Porto a este período que durou mais de um ano, no qual as tropas liberais estiveram cercadas. Com esta heróica resistência, o Porto demonstrou-se invicto perante os assaltos de D. Miguel, assegurando a vitória dos liberais liderados por D. Pedro em todo o país. D. Maria II, sucessora do trono, atribuiu posteriormente o título de Invicta à cidade, e essa referência ainda hoje está no seu brasão municipal.

Você sabia também o nome Porto deu origem ao nome Portugal? A palavra Portus, tem como significado a vida comercial e o desejo de um povo pioneiro na descoberta do desconhecido. O Porto sempre teve um destaque na construção naval e navegações.
Porto é uma cidade cheia de história e mistérios. 

A vista da Ponte D. Luiz I é o principal cartão posta da cidade - Foto: Carla Passos | Passos Pelo Mundo | F5 News

A vista da Ponte D. Luiz I é o principal cartão posta da cidade - Foto: Carla Passos | Passos Pelo Mundo | F5 News

Além das lindas paisagens e de monumentos preservados, Porto tem restaurantes estrelados e hotéis cheios de charme hoje fazem parte do cenário ao lado de belos cafés art deco com quase 100 anos de idade, igrejas seculares e alguns dos mais bonitos painéis de azulejos do país. Ah, temos que destacar ainda a simpatia dos portugueses do norte.

Agora vamos a algumas dicas básicas sobre o Porto:

O que comer – A francesinha, uma espécie de sanduíche feito com dois pães de forma grossos, recheado com bife bovino, linguiça, salsicha fresca, fiambre (uma espécie de presunto) e queijo. Coberta com queijo, é levada ao forno até derreter e depois é adicionado o famoso molho quente e um pouco picante à base de tomate, cerveja preta e vinho do porto.

São muitas as histórias sobre sua criação, a principal delas é de que a Francesinha teria surgido pelas mãos do português Daniel David Silva, que na década de 1950 trabalhava no restaurante A Regaleira, no Porto. Após ter passado um tempo como imigrante na França, ele se inspirou nas receitas de “croque-madame” e “croque-monsieur” para criar o sanduíche. Ele teria adaptado o prato ao gosto local e, com isso, teria criado o famoso molho levemente apimentado que cobre a iguaria.

Onde se hospedar – Se hospede no centro da cidade, porque assim você conseguirá se deslocar a pé da estação de trem até o local onde vai ficar e também conseguirá conhecer todas as atrações a pé.

Como circular – No centro da cidade, faz-se tudo a pé. Para cobrir maiores distâncias, o Metrô pode ser uma boa opção, embora não cubra toda a cidade.  

Onde comprar – Como viajei para a Europa com mala de mão visto que era a regra tarifária da passagem flexível da 123 milhas, como relato aqui nesse texto, meu foco não foi compras. Mas se você quiser bater perna vendo lojas, a dica é a Rua Santa Catarina. 
Localizada na região da Baixa, a Rua Santa Catarina é o lugar mais tradicional de comércio do Porto. Por lá você encontra algumas das melhores lojas da cidade, como a Zara, Parfois, Tezenis, Bershka e H&M, dentre outras; muitas lojas de souvenirs, lojas típicas de comércio português e uma infinidade de cafeterias, como o esplêndido café Majestic. Nessa rua há também uma galeria-centro comercial chamada Via Catarina. 

Quando ir – O clima em Portugal não é de extremos e, por isso, é agradável o ano todo. Por estar no Norte, no Porto chove mais do que em Lisboa. A época das chuvas coincide com as temperaturas mais baixas (que, entretanto, não chegam a ser negativas) e vai de outubro a março, período em que gravamos esse vídeo. Os melhores meses para visitar a cidade são abril, maio, junho e setembro. Julho e agosto, no auge do verão, podem ser quentes e muito concorridos. Junho é um mês especial para quem curte um agito. 

A maior festa da cidade acontece nesse mês – é o São João, quando as ruas são invadidas na noite do 23 para o 24 com shows e barraquinhas vendendo sardinhas por todo canto. 

A vista da Catedral da Sé é uma das mais bonitas do Porto - Foto: Carla Passos | Passos Pelo Mundo | F5 News

A vista da Catedral da Sé é uma das mais bonitas do Porto - Foto: Carla Passos | Passos Pelo Mundo | F5 News

O Roteiro
Como sei que vocês gostam também do roteiro por escrito para consultar durante a viagem. Aqui está:

Ao todo ficamos quatro dias na cidade, mas esse roteiro pode ser feito tranquilamente em dois dias, mas é que resolvemos fazer no estilo slow travel.

Estação central – Se você chegar de trem ao Porto, a estação central já é um dos cartões postais da cidade. Concluída em 1915, a construção tem o saguão revestido por mais de 20 mil azulejos, com pinturas que revisitam a história de Portugal. 

Catedral da Sé do Porto – Perto da estação, em um dos pontos mais altos da cidade, e com vista privilegiada para o Douro, está a Catedral da Sé do Porto. Construída no século 12, a Sé tem um extenso largo logo em frente, que por si só já vale a visita. Dela é possível ver a beleza da cidade, com telhados avermelhados e as casas revestidas dos famosos azulejos azuis, tão característicos do Porto. Mas não deixe de entrar e admirar o interior da Igreja e o seu claustro.

Torre dos Clérigos – Também na região uma das melhores vistas de toda a cidade está no topo da Torre dos Clérigos, um dos mais importantes pontos turísticos do Porto. A construção de mais de 75 metros de comprimento ficou pronta em 1763 para ser uma torre de sino, mas ao longo da história acabou orientando navegadores e também serviu como ponto estratégico para combates militares.

Visitantes devem subir mais de 200 degraus de uma estreita escada para chegar ao topo da torre, mas a recompensa é das melhores: uma vista 360º (com ou sem névoa) sobre as principais atrações do Porto, além do Douro e de Gaia.

 

A Livraria Lelo inspirou os cenários de Harry Potter? Confira o texto e descubra - Foto: Carla Passos | Passos Pelo Mundo | F5 News

A Livraria Lelo inspirou os cenários de Harry Potter? Confira o texto e descubra - Foto: Carla Passos | Passos Pelo Mundo | F5 News

Livraria Lello – As filas em frente à porta já entregam que a Livraria Lello é um das mais badaladas atrações do Porto. Seu mais de um século de história, a fachada neogótica e o interior de paredes forradas de livros e vitrais são parte do motivo. Mas o sucesso da Lello entre os turistas tem um motivo a mais: o boato de que ela teria servido de inspiração para alguns cenários clássicos dos filmes de Harry Potter. De fato a autora morou na cidade, mas ela declarou que não chegou a conhecer a livraria. Eu acabei não entrando na livraria por causa da fila. 

Palácio da Bolsa – Depois siga a pé até o Palácio da Bolsa, que é classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco. É uma das mais bonitas e conservadas construções do Porto. É preciso agendar a visita guiada, para conhecer todo interior da construção. Nesse prédio, importantes decisões referentes à economia portuguesa foram tomadas. Hoje, o Palácio da Bolsa é sede da Associação Comercial do Porto. 

Ponte D. Luís I – Em seguida você avista a Ponte D. Luís I, principal cartão postal do Porto que liga a cidade à Vila Nova de Gaia, do outro lado do Rio. Cartão postal dos mais conhecidos, pelo tabuleiro debaixo, fica mais fácil passar para Vila Nova de Gaia. É no tabuleiro de cima, no entanto, que estão as belas vistas sobre o Porto, sobretudo no entardecer, quando a cidade ganha tons dourados.

Ribeira – A dica é caminhar pela Ribeira que é famosa pelo seu casario, com as construções coladinhas umas às outras e também por diversos bares a restaurantes.

Vinho do Porto – Quem vai ao Porto não pode deixar de conhecer a história e experimentar um dos produtos mais emblemáticos da cidade, o vinho do Porto. Mais licorosos, os vinhos do Porto são produzidos no Vale do Douro, armazenados nas caves de Gaia e levam esse nome pelo fato de a partir do século 17 terem sido exportados para todo o mundo, sobretudo para a Inglaterra, a partir daqui, da cidade do Porto.

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação