Aracaju (SE), 23 de novembro de 2024
POR: Carla Passos
Fonte: Passos Pelo Mundo | F5 News
Em: 24/01/2024 às 15:11
Atualizada: 24/01/2024 às 16h16
Pub.: 24 de janeiro de 2024

Confira um roteiro completo em Cusco e Machu Pichu

Cusco é principal destino turístico do Peru e se orgulha por ter sido a capital do incrível império inca. A partir dessa bela cidade, chegaremos Machu Pichu.

Confira no texto porque Machu Pichu é tão importante - Foto: Assessoria

Confira no texto porque Machu Pichu é tão importante - Foto: Assessoria

Visitar essa região é mergulhar na história e cultura desse país e se encantar com as genialidades de um povo singular. Você quer conhecer mais sobre esse destino incrível? Assista a esse vídeo!

Assista: Roteiro completo em Cusco e Machu Pichu

Antes de viajar para a região, o ideal é que você passe uns dias em Lima, que é uma cidade super interessante. Compramos um voo para Lima e depois outro entre Lima e Cusco. É ideal que você reserve com antecedência os hotéis em Cusco e Águas Calientes, além do trem de Águas Calientes para Machu Pichu.

Chegando na região, a dica é começar seu passeio pela Praça das Armas que tem duas igrejas: a Catedral de Cusco e Templo da Compañía de Jesus. No local tambem estão concentrados os principais bares e restaurantes da cidade.

O lugar era conhecida durante o Império Inca como Praça dos Guerreiros e era usado para cerimônias e desfiles militares ou comemorações de batalhas vitoriosas.

Atualmente, é palco de vários eventos, como concertos, festivais e procissões religiosas. Estivemos na cidade no réveillon e pudemos presenciar a tradição de todos darem a volta na praça na hora da virada para terem uma boa sorte. 

Mas fora do período festivo, não deixe de aproveitar para um almoço ou jantar na varanda de um dos restaurantes da praça. A vista é espetacular!

Incas

A melhor forma de conhecer a história dos incas é visitando os sítios arqueológicos começando por Machu Pichu.

Optamos por nos hospedar em Águas Calientes para poder visitar Machu Pichu mais descansadas. É possível fazer um bate-volta, mas se você tiver tempo, não deixe de dedicar algumas horas para conhecer essa linda cidade e também de tomar banho nas suas águas termais.

Nós subimos até Machu Pichu de ônibus e o trajeto já é uma grande atração porque a gente pode avistar os Andes de diversos ângulos.

Machu Picchu é o mais impressionante sítio arqueológico do Peru, dada a dificuldade de se construir uma cidade em um geografia tão acidentada. É incrível poder presenciar o conhecimento matemático, astronômico e acústico que tinham os incas. 

Mas porque Mahu picchu é tão importante?

Porque os espanhóis não chegaram por lá, o que manteve a cidade  muito preservada. Não há nenhum toque arquitetônico europeu!

A cidade ficou 400 anos abandonada e ao ser descoberta, passou a ser um importante ponto turístico.

Outro passeio imperdível na região é o do Vale sagrado, onde podemos conhecer mais detalhes da história dos incas e visitar outros importantes sítios arqueológicos. Esse passeio pode ser comprado assim que você chega em Cusco em uma das várias empresas de turismo espalhadas na cidade.

Os incas formaram o maior império existente na América do Sul, com territórios que se estendiam por mais de 4.000 km, aqui na região dos Andes. Ia da Colômbia até o norte do Chile e Argentina. Eles eram uma civilização complexa que se destacava pela construção de um enorme sistema de estradas. Essa civilização desapareceu a partir da conquista dos espanhóis no século XVI.

Não é só a arquitetura, estradas e agricultura que impressiona na cultura inca. Um dos aspectos menos conhecidos, mas igualmente fascinantes é a produção de tecidos, que a são verdadeiras obras de arte. Em Ollantaytambo tivemos a oportunidade de conhecer um pouco sobre a produção.

Os incas também eram conhecidos como os mestres dos metais. Objetos de metal foram transportados dos Andes até a Amazônia e foram levados a todo continente sul americano que ainda se limitava a talhar ou polir pedra.

Visitar Cusco e Machu Pichu é uma verdadeira aula sobre o apogeu do império inca e da miscigenação da cultura espanhola à andina. A gente sai da região impressionado com essas obras humanas incríveis! 

O que comer?

A culinaria do Peru é variadíssima e é conhecida  como uma das melhores do mundo, porque carrega consigo a mistura de sabores de vários outros lugares, inclusive da Europa e da Ásia! 

O ceviche é o prato mais famoso do país, tanto que foi declarado como Patrimônio Cultural.

Existem muitas versões da receita pelo mundo, mas a original leva peixe branco cru, cebola roxa, pimenta, coentro, sal e limão (ou lima). Como acompanhamento, costuma-se servir milho, alface e batata doce. Comemos com causa limeña e estava uma delícia.

O lomo saltado talvez seja o segundo prato mais popular do Peru, atrás somente do ceviche.

Extremamente fácil de encontrar em restaurantes de comida peruana, o prato consiste em um salteado com tiras de carne bovina, cebola, tomate e condimentos, que normalmente vem acompanhado de arroz e batatas fritas.

As sopas e caldos também ocupam um lugar de destaque na culinária peruana. Elas são uma fusão entre diferentes culturas, como a andina, a española. Esse, por exemplo, é de couve flor, mas já provamos também de Frango e de frutos do mar. Todas deliciosas!

O que beber?

Talvez a bebida mais famosa do país, ou melhor, de dois países: Chile e Peru disputam a autoria do drink, mas seja lá de quem for, é uma delícia!

O pisco sour é uma bebida bastante refrescante e lembra um pouco a nossa caipirinha.

As receitas tradicionais levam pisco, que é uma espécie de cachaça de uva, limão, xarope de açúcar, gelo e clara de ovo.

Podem haver variações do drink, onde o limão é substituído por maracujá, por exemplo. Esse era o meu preferido.

Onde ficar

Em Cusco, o ideal é se hospedar perto da Plaza das Armas. Assim você conseguirá se deslocar a pé para as principais atrações da cidade. 


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação