Lima é a terceira maior cidade da América Latina e tem muito a oferecer
A cidade tem diversas atrações e se destaca por sua culinária, considerada a melhor do mundo.
Carla Passos - Foto: Acervo Pessoal
Lima oferece uma diversidade tão grande de emoções, sensações, cores e sabores. Você se diverte com o brinde do pisco, se assombra com a Catedral, voa sobre o mar, maravilha-se com um pôr do sol de filme ou saboreia uma comida inigualável. É a terceira maior cidade da América do Sul, tem 12 milhões de habitantes. Tem bairros modernos, boêmios, catacumbas, pirâmides seculares, uma rica e premiada gastronomia, museus que guardam relíquias históricas. Saiba mais sobre essa cidade assistindo a esse vídeo:
Assista: Tudo sobre Lima, no Peru
Mas como sei que vocês gostam do roteiro escrito vou passar aqui todas as dicas:
O nosso roteiro começou pelo shopping Larcomar, que é diferente de todos os shoppings que já visitei. Ele fica no bairro Miraflores, o melhor bairro para se hospedar por ter diversas atrações para onde você pode ir a pé e também muitos barzinhos para quem gosta de sair à noite.
No shopping Larcomar, uma parada para provar um cevicche com pisco - Foto: Acervo Pessoal
O nosso segundo dia na cidade foi dedicado a conhecer o centro de Lima que tem bastante história. A cidade foi fundada 1535 com o nome em espanhol de Ciudad de los Reyes (Cidade dos Reis). Mas com o tempo persistiu seu nome original, Lima. Em 1746 foi quase toda destruída por um terramoto.
Uma visita imperdível no Centro Histórico é à igreja São Francisco. No seu subsolo, funcionava um cemitério. As pessoas achavam que ser enterradas na igreja as deixavam mais perto do céu. hoje em dia tem milhares de ossos em exposição. O passeio pelas catacumbas é um tanto mórbido; o ambiente é escuro e pequeno, mas é tão singular e diferente que vale a pena conhecer.
As sacadas são um destaque no centro histórico de Lima - Foto: Acervo Pessoal
Caminhe pelas ruas do centro histórico e não deixe de observar as sacadas super bem preservadas. Recentemente, a prefeitura de Lima convidou empresas para adotar uma sacada. Coma em um restaurante típico do centro e se divirta entre as lojas provando pisco e comprando artesanato.
Fique até anoitecer para conhecer outra atração do Centro Historico de Lima, que é o Circuito Mágico Del Agua, um complexo de 13 fontes ornamentais e interativas. É um verdadeiro show de luzes e cores!
Circuito mágico das águas é uma atração belíssima e gratuita - Foto: Acervo Pessoal
Huaca Pucllana
Imagina uma pirâmide no meio de uma área residencial? O nosso terceiro dia em Lima foi dedicado a conhecer a Huaca Pucllana, uma ótima atração em Lima para os amantes da arqueologia e da história. Este sítio arqueológico pré-colombiano de 1600 está localizado no coração do bairro Miraflores.
Visitar o sítio arqueológico é uma excelente opção de passeio - Foto: Acervo Pessoal
Era um grande centro religioso e administrativo. A visita guiada mostra as diferentes estruturas e práticas cerimoniais (sacrifícios e múmias). Antes ou após o passeio, recomendo almoçar no restaurante do local. Falarei sobre ele no tópico comidas de Lima.
Museu do Oro e Armas
No nosso quarto dia na cidade visitamos um dos poucos museus do país onde ainda se podem ver múmias originais em posição fetal e cabeças de oferendas, que eram as cabeças dos inimigos tratadas como troféus. São aproximadamente 20.000 peças, destacando-se duas espadas que pertenceram ao conquistador do Peru, Francisco Pizarro.
O Museo de Oro e Armas impressiona pela quantidade de objetos - Foto: Acervo Pessoal
Resolvemos também dedicar um dia para aproveitar uma praia e mergulhar no oceano Pacífico. Escolhemos a Punta Hermosa. Mas não foi uma boa experiência porque a areia era escura e grossa e a água muito fria, isso sem falar no clima sempre nublado de Lima. Quem está acostumado com as belas praias do Brasil realmente vai estranhar.
Você sabia que o Peru é um dos principais destinos gastronômicos do mundo?
O país foi eleito novamente em 2023 o melhor melhor destino culinário do mundo pela World Travel Awards, o Oscar do Turismo mundial. A capital, Lima, é conhecida como capital gastronômica mundial, por ter 7 dos 15 melhores restaurantes da América Latina.
A culinária do país se destaca pela diversidade. No cardápio é fácil encontrar influências da gastronomia espanhola, africana, chinesa, japonesa e italiana, herança trazida dos imigrantes.
Com uma mistura única de ingredientes, entre eles milho e batata, os pratos típicos do local também foram influenciados pelos incas, que eram ótimos agricultores e garantiram ao país uma diversidade de frutas e verduras.
Outro fator que também contribuiu para moldar a culinária do Peru, foi a diferença de altitude e clima de várias regiões do país, que permitiu uma disposição de ingredientes durante o ano todo.
Não deixe de almoçar no restaurante do Haca Puclana. A vista é linda e a comida deliciosa! - Foto: Acervo Pessoal
Os pratos são ricos em frutas e frutos do mar, como peixes e camarões. No país, você vai encontrar pratos que reúnem os sabores dos quatro continentes em um lugar só. Ou seja, a culinária peruana é muito mais que ceviche. Possui pratos como Lomo saltado, Chupe de Camarones, Mazamorra Morada e muitos outros.
Se eu puder indicar dois restaurantes que valeram a pena são o Astrid & Gaston, que leva o nome do casal de chefs e que tem as 3 estrelas do Guia Michelin (bíblia da gastronomia). Experimentar o menu degustação é fazer uma viagem pelo Peru. Não esqueça de reservar com antecedência. Ou segundo é o restaurante do Huaca Pucllana que tem nada mais nada menos que a vista para as ruínas de um sítio arqueológico com pirâmide que retrata os primórdios da cultura de Lima (200-700 dc). Imagina como é a energia do Lugar? E o melhor é que não é daqueles restaurantes turísticos que deixam a desejar na comida. Os frutos do mar que comemos estava maravilhoso. É ideal para você comer antes ou depois do tour guiado pelas ruínas.
Quando ir a Lima
Lima é uma cidade bem diferente de outros destinos na América do Sul. O clima da cidade é meio difícil de definir e entender, mas é o subtropical desértico e quase nunca chove por lá. Portanto, sempre é época de visitar a cidade. Lima está às margens do Oceano Pacífico, tem uma temperatura amena, com média de temperatura anual de 19°C. Apesar de estar no litoral e ficar nublada boa parte dos dias, praticamente não chove na cidade, favorecendo que os turistas possam conhecê-la livremente, independentemente da estação.