Confira um vídeo completo com dicas para conhecer o Pantanal :: Por Carla Passos
O vídeo foi gravado no Hotel Sesc Pantanal. Confira também um texto com mais informações sobre o menor bioma brasileiro.
ocê pode visitar o Pantanal o ano inteiro. Quem decide fazer turismo entre abril e setembro vai pegar a temporada mais seca do destino, mas o calor mesmo só aparece entre outubro e março, que é quando mais chove por lá. Isso é que vai ditar a programação do turista, com mais passeios na água ou por terra. Outra escolha deve ser entre visitar o Pantanal do Norte (chegando por Cuiabá-MT) e o Pantanal do Sul (chegando Campo Grande-MS). Como eu estava viajando sozinha e não queria alugar carro, optei por visitar o Sesc Pantanal que tem um serviço de transfer que busca o turista no shopping Várzea Grande localizado em frente ao aeroporto de Cuiabá. Confira o vídeo:
Assista: Todas as dicas para conhecer o Pantanal
O Pantanal é a maior área alagada no interior do continente que existe no mundo. É patrimônio Natural Mundial da Unesco. Se estende por cerca de 250 mil km quadrados e é o menor bioma do Brasil. Ele equivale a área de Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda. Além disso, é um dos mais ricos em termos de biodiversidade.
O Pantanal Norte é menos explorado turisticamente. Com isso, a natureza lá é mais intocada e você encontra maior diversidade de fauna e flora, especialmente em Porto Jofre que fica a 140 km daqui, considerada a melhor área para avistar onças.
Na Reserva do Sesc Pantanal tem apenas um morador, o seu Dito Verde - Foto: Carla Passos
O Pantanal Sul possui uma estrutura turística mais complexa. Nessa região encontramos mais hotéis, incluindo opções mais luxuosas. Np Pantanal Sul, a canoagem e a pesca de piranhas são bastante famosas. Ele também é onde podemos avistar mais araras azuis.
Para conhecer bem o Pantanal, os que gostam de pescar dedicam seu tempo aos barcos-hotel. Se a ideia é ver bichos, dá para fazer ecoturismo usando o day use de hotéis ou sem pressa, hospedando-se em uma das fazendas, que geralmente têm pensão completa e organizam passeios. Há trilhas, safáris fotográficos, observação de aves, passeios de barco e a cavalo e atividades junto com os peões. Podemos dividir o Pantanal em Norte (Barão de Melgaço, Cáceres e Poconé) e Sul (Aquidauana, Corumbá e Miranda).
Em passeios de barco é possível avistar e fotografar animais de perto - Foto: Carla Passos
O vídeo, como vocês puderam ver, foi gravado no Sesc Pantanal, um hotel belíssimo com toda a estrutura em meio a uma linda área verde com atividades de lazer, educação ambiental, piscinas e restaurantes. O hotel do Sesc oferece passeios de barco onde encontramos jacarés, capivaras, tuiuiús, araras azuis e muitas outras aves.