História, paisagem e bom vinho: a tradição das quintas em Portugal
Os passeios incluem acompanhar a produção dos vinhos, trilhas, navegação, almoços harmonizados e também hospedagem
As quintas costumam oferecer almoços ao ar livre com harmonização de vinho
Todos sabem que Portugal tem tradição de produção de vinhos. São 14 regiões produtoras de vinho. A mais conhecida é a do Vale do Douro, por ser a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo, decretada pelo Marquês de Pombal em 1756. No entanto, outras regiões já têm destaque como a do Alentejo e dos Vinhos Verdes.
Uma forma de conhecer toda essa tradição é visitando uma quinta. Os passeios incluem acompanhar a produção dos vinhos, trilhas, navegação, almoços harmonizados e também hospedagem. Muito mais do que nos inspirar pela beleza de seus vinhedos, o interior do país ainda reserva, em seus terrenos incrustados nas montanhas que margeiam o rio, verdadeiras preciosidades. É uma verdadeira viagem sensorial!
A região do Douro tem paisagens belíssimas!
Das uvas do Douro, por exemplo, resultam em excelentes vinhos apreciados e degustados em mais de 100 países – quantidade de territórios para onde rótulos são exportados todos os anos.
Seu território de 250 mil hectares, possui aproximadamente 20 mil viticultores que trabalham nas vinhas da região, segundo dados do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.
Com tantos caminhos para percorrer, surgem os questionamentos: qual vinícola visitar? Como fazer escolhas com tantas boas opções à disposição? A dica para montar o roteiro é estudar a parte logística, pois o deslocamento pode ser bastante complicado. Algumas vinícolas ficam próximas de estações de trem, o que facilita bastante o trajeto.
Uma visita às quintas proporciona contato com a natureza
Em outros casos, o acesso é apenas por estradas sinuosas. Porém, o passeio vale muito, pois o caminho vira parte importante da viagem. Planejando bem e fazendo tudo com calma, é possível curtir o que há de mais imperdível! Segue uma sugestão de tour aqui!
VINHOS VERDES
Outra região muito interessante é a do Minho, que envolve os distritos de Braga e Viana do Castelo, famosa pela produção dos vinhos verdes.
As condições naturais desta Região são as ideais para a produção de excelentes vinhos brancos, assim como espumantes e aguardentes. Os espumantes de Vinho Verde têm revelado uma qualidade surpreendente.
Trilhas da Quinta do Paúl de Baixo
Tive a oportunidade de visitar a Quinta do Paúl de Baixo em Castelões, bem próxima a cidade de Braga, onde moro. Foi um dia super agradável que começou com uma trilha por uma vegetação exuberante com muito verde, flores coloridas, rio, cachoeiras e até águas sulfurosas com seus benefícios terapêuticos e propriedades curativas. É possível agendar a hospedagem pelo instagram.