Aracaju (SE), 21 de novembro de 2024
POR: Tharciana Miranda
Fonte: Conversion
Em: 18/09/2024 às 12:51
Pub.: 18 de setembro de 2024

Golpes em viagens: entenda como se proteger e garantir sossego no final de ano

A alta demanda por passagens no final de ano também aumenta o apetite dos golpistas; tomar conhecimento das suas táticas é fundamental para evitar dores de cabeça

Mulher caminhando no aeroporto - Foto: Oleksandr-Pexels

Mulher caminhando no aeroporto - Foto: Oleksandr-Pexels

O final de ano está chegando, e, junto das férias escolares, vem a vontade de viajar. E o momento certo para se planejar é sempre aquele mais breve possível: a aproximação das datas festivas significa passagens e hospedagens mais caras e também um aumento na chance de ficar sem reserva alguma.

Por essa razão, quem pretende viajar deve se antecipar e deixar passagens, passaporte e reservas prontos com antecedência. Porém, às vezes, a pressa ou o desconhecimento de como planejar uma viagem pode tornar o comprador uma presa fácil para golpistas. Golpes que envolvem viagens têm se tornado cada vez mais comuns, e é preciso estar atento para não cair nas suas ciladas.

Conheça as principais táticas dos golpistas

Preços muito convidativos, sem histórico algum, anúncio de condições que beiram o surreal, reservas falsas e agências de turismo desconhecidas de fachada: são várias as táticas usadas pelos criminosos. Os anúncios estão espalhados pela internet, e um clique em falso pode ser o suficiente para cair nos golpes. Por isso, é importante não relaxar antes da hora.

A falsa agência de viagens desconhecida

O truque da falsa agência de viagem é bastante difundido. Nela, o criminoso divulga pela internet em anúncios ou e-mails viagens para vários destinos a preços muito abaixo do usual. Atraindo suas vítimas até o fechamento da compra, coleta seus dados bancários, como o número do cartão de crédito, por exemplo, e assim consegue roubar as vítimas.

Sites clonados enganam muita gente

Outro golpe é o do site falso. Os criminosos fazem uma réplica do site de uma empresa de viagens conhecida. Utilizam a mesma estrutura e um nome de domínio muito parecido, que pode passar despercebido. Uma vez que o comprador efetua a suposta compra no site, todos os seus dados vão para os criminosos.

Muitas vezes, o comprador confia que está dando tudo certo, e só vai perceber que se trata de um golpe tarde demais, seja quando não consegue obter mais nenhuma resposta da empresa ou até mesmo quando está de malas prontas e perto do embarque. Por isso, algumas medidas precisam ser tomadas antes mesmo de fechar negócio.

Faça uma varredura nas informações da empresa

A mais importante é conferir a idoneidade da empresa. Faça uma busca pelo seu CNPJ na internet, consulte outras pessoas que afirmam já ter comprado dela, busque por seus telefones de contato, site e redes sociais. Ir mais fundo também é altamente recomendado: procure o que outras pessoas dizem sobre ela em sites de reclamação, investigue seu histórico, veja quando foi criada - se é muito recente, desconfie - e se tem processos.

É fundamental ter cuidado na hora de pagar

Também não confie em qualquer anúncio. Sair clicando neles pode ser arriscado, pois muitos direcionam para sites clonados. Mas se tudo parece certo e só resta o pagamento, ainda assim é importante ficar atento. Confira exatamente o nome do destinatário do dinheiro e prefira formas de pagamento que não sejam Pix ou transferência. Pelas normas do consumidor, utilizar cartão de crédito ou débito garante proteção contra transações fraudulentas.

Por isso, sempre que possível, opte por comprar pacotes de viagens e passagens das empresas e dos sites mais conhecidos. Essas empresas oferecem todo o respaldo legal, como notas fiscais, além de diversas opções de pagamento. 


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação