As diferentes formas de turismo para explorar o mundo
O turismo vai além de conceitos tradicionais que conhecemos, com opções que vão de aventuras radicais a viagens gastronômicas

Viajar vai além de conhecer novos destinos, já que cada localidade pode proporcionar experiências únicas, dependendo do tipo de turismo escolhido. As opções são diversas e incluem desde compras até contato com a natureza e prática de esportes radicais.
Confira alguns tipos de turismo
Turismo de aventura: em 2024, o Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o turismo de aventura, segundo estudo produzido pelo portal US News&World Report. Com paisagens exuberantes e uma grande diversidade de ecossistemas, o país oferece inúmeros destinos para quem busca desafios físicos com adrenalina. Atividades como escalada, trilhas, mergulho e surfe estão entre as opções mais procuradas.
Locais como a Chapada Diamantina, na Bahia, e os cânions de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, são algumas das opções disponíveis no país. Entretanto, para garantir a tranquilidade e a segurança dos viajantes, é importante buscar agências ou guias especializados.
Turismo cultural: essa modalidade proporciona uma imersão nas manifestações culturais, que podem incluir museus, monumentos históricos, sítios arqueológicos e festivais.
No Brasil, cidades como Ouro Preto, em Minas Gerais, oferecem uma rica experiência acerca da história da região, com igrejas e museus que ainda preservam o patrimônio nacional. Além disso, Minas Gerais é berço de 4 dos 22 patrimônios culturais da humanidade reconhecidos pela UNESCO no país.
Ecoturismo: o ecoturismo promove atividades que permitem contato direto com a natureza de forma sustentável, incentivando a preservação ambiental e fomentando a consciência ecológica, sem comprometer o meio ambiente e as comunidades locais.
Essa modalidade tem crescido nos últimos anos, e, segundo o relatório The Business Research Company, de 2023, o mercado global de ecoturismo deve atingir US$ 331,62 bilhões até 2027.
No Brasil, os destinos mais procurados são Bonito, no Mato Grosso do Sul, Foz do Iguaçu, no Paraná, e Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, que oferecem atividades como observação de aves e de fenômenos astronômicos, trekking, camping e muitos outros.
Turismo gastronômico: a culinária é um dos maiores motivadores de viagens por todo o mundo, com foco em conhecer e experimentar a culinária típica de um lugar. O crescimento dele é acompanhado pela valorização do caráter regional dos destinos, suas peculiaridades, seu patrimônio histórico e sua cultura, que proporcionam experiências únicas.
São Paulo, por exemplo, é um dos principais polos gastronômicos do Brasil, oferecendo uma ampla variedade de restaurantes e bares, que vão de churrascarias renomadas a restaurantes premiados.
Turismo de negócios: conhecido como turismo de negócios, ou viagens de negócios, essa modalidade está relacionada a atividades profissionais, comerciais ou sociais, sendo um dos segmentos que mais crescem nos últimos anos.
Esse tipo de viagem ajuda a gerar receita para cidades e países que sediam eventos e contribuem para o desenvolvimento de negócios e networking, mas também possibilita aos viajantes oportunidades de visitar pontos turísticos. Os destinos mais buscados no Brasil nessa categoria são os grandes polos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Turismo de compras: para quem gosta de viajar e aproveitar para adquirir produtos exclusivos, essa modalidade é ideal. Grandes centros comerciais oferecem uma variedade de produtos, promoções e experiências que vão além das compras em si.
São Paulo é um dos principais destinos do turismo de compras no Brasil, com polos como o Brás e a Rua 25 de Março, que reúnem inúmeras lojas para os mais diferentes gostos e bolsos.
Turismo de estudos ou intercâmbio: com o objetivo de adquirir conhecimento e experiências educacionais e culturais, o turismo de estudos, também conhecido como intercâmbio, é uma boa opção para tornar o aprendizado mais rico tanto academicamente quanto culturalmente.
Programas de intercâmbio são populares entre estudantes e profissionais que buscam aprimoramento e crescimento pessoal em outros países.
Planejando a viagem certa
Independentemente do tipo de turismo escolhido, um bom planejamento é importante para garantir uma experiência tranquila e proveitosa. Assim, antes de escolher o destino, é preciso considerar fatores como orçamento, período do ano e preferências pessoais. Quem se aventura deve checar qual é a melhor época do ano para explorar trilhas e realizar esportes. Já os interessados em turismo cultural devem ficar atentos a eventos e festivais que acontecem em diferentes épocas do ano.
Outro ponto importante é a escolha da hospedagem, que deve estar alinhada ao estilo da viagem. Existem diversas opções que se enquadram nas diferentes modalidades de turismo, que vão de resorts e spas, para quem quer mais conforto e descanso, a outras acomodações mais centrais e acessíveis, que garantem praticidade.
Dessa forma, com um bom planejamento, qualquer tipo de viagem de turismo se torna mais prazeroso e enriquecedor.