Igor Gnomo volta a Aracaju para show único no Festival Entre Tons
A energia vibrante da música instrumental brasileira ganha destaque em Aracaju com a apresentação de Igor Gnomo no Festival Entre Tons, no próximo dia 13 de setembro, a partir das 18h, na Orla do Bairro Industrial. O show é gratuito e marca o retorno do guitarrista e compositor pauloafonsino à capital sergipana, após uma bem-sucedida temporada de apresentações no Brasil e em alguns países da Europa.
Desde o início de sua carreira em 2010, Igor Gnomo vem consolidando seu nome como um dos grandes expoentes da música instrumental brasileira. Já se apresentou em festivais de destaque como Rio Montreux Jazz, Shell Open Air, FIG, FIMUS Jazz, Macuca Jazz, Teatro Castro Alves, Instrumental Sesc Brasil, entre outros. Recebeu o Prêmio Profissionais da Música (PPM) nas edições de 2023 e 2025 como Melhor Artista Instrumental e Melhor Autor Instrumental, e teve uma de suas músicas eleita a mais votada pelo público no festival Educadora FM 2024, na Bahia.
Com três álbuns lançados — Alquimia Trilhos Poesia (2014), Formiga Preta (2021) e o recente EP Revival (2024) —, Igor Gnomo traz ao palco um repertório autoral que mescla jazz, rock e ritmos nordestinos como baião, ijexá e maracatu, incorporando também elementos das matrizes africanas. Sua sonoridade é profundamente enraizada na cultura do Sertão e do Rio São Francisco, resultando em uma linguagem contemporânea e original.
Para esta apresentação em especial, Igor estará acompanhado por Thiago Reuel (bateria) e Italo Neno (sintetizadores e piano), em um formato de show que une a força da guitarra brasileira, a pulsação rítmica nordestina e as atmosferas eletrônicas modernas. Além de composições próprias, o show trará releituras criativas de nomes como Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil e Chico Science, com arranjos ousados e improvisações marcantes — uma verdadeira celebração da musicalidade nordestina em diálogo com o mundo.
Com trajetória sólida e linguagem autêntica, Igor Gnomo promete uma noite inesquecível para o público sergipano, reafirmando o poder da música instrumental como expressão viva e transformadora da cultura brasileira. “Para mim é sempre uma alegria imensa poder voltar a Aracaju com o meu show instrumental. Tenho um carinho gigante por Sergipe e pelos artistas dessa terra. Dessa vez farei um show especial com um formato que une a bateria de Thiago Reuel, sintetizadores de Italo Neno e toda a missão da sonoridade jazz rock Nordeste. Com certeza será uma noite muito especial”, destaca Igor Gnomo.
O Festival Entre Tons é uma iniciativa potente de valorização da música instrumental, com foco especial em destacar talentos emergentes da periferia de Aracaju. Além da programação de shows, o festival também promove seletivas abertas para artistas autorais, que culminam em uma grande final, com o objetivo de ampliar a visibilidade e impulsionar a carreira dos músicos participantes.