Cirurgia bariátrica é grande aliada no controle e até na remissão do diabetes
O Brasil possui 16,6 milhões de pessoas de 20 a 79 anos com diabetes, segundo levantamento da Federação Internacional de Diabetes (IDF). O país alcançou a sexta posição no ranking global de nações com mais casos da doença. Ainda de acordo com o levantamento, a maioria dos casos é de diabetes tipo 2. Atualmente, a medicina possui métodos eficazes para o tratamento da doença, entre elas, a cirurgia bariátrica.
A bariátrica, além de auxiliar na perda de peso, controla o diabetes 2 e em alguns casos, faz a remissão da doença, como explica o cirurgião do aparelho digestivo e especialista em bariátrica, Rogério Rodrigues. O diabetes tipo 2 ocorre quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz (denominado de resistência à ação da insulina), ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia.
“Hoje, a bariátrica é um dos principais métodos para o controle do diabetes tipo 2, adquirida na idade adulta. No bypass gástrico por exemplo, uma das principais técnicas da bariátrica, é feito um desvio no trânsito intestinal e isso já vai promover um controle do diabetes. Por isso, a cirurgia, além de auxiliar no emagrecimento, possibilita o controle do diabetes, podendo haver a remissão da doença e isso é um grande benefício para a saúde. O paciente terá mais qualidade de vida e reduzirá riscos de comorbidades futuras, pois o diabetes não controlado e tratado pode ocasionar outras doenças”, disse.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), até 80% dos pacientes com diabetes tipo 2 submetidos a cirurgia bariátrica têm remissão completa da doença; 70% apresentam normalização da pressão arterial e redução de 50% a 60% no risco de morte cardiovascular.
“A sociedade precisa entender que a bariátrica não é um “atalho” para o emagrecimento. É uma ferramenta consolidada para devolver a saúde, autoconfiança e qualidade de vida das pessoas. Lógico que a perda de peso é importante e significativa, mas vale destacar também os outros benefícios, como a melhora das comorbidades, inclusive do diabetes”, ressalta o cirurgião Rogério Rodrigues.