Instituto Banese lança o livro "Atheneu Pedro II - Memória e Restauro"
O lançamento acontecerá nesta sexta, dia 16, quando também será lançada a exposição temporária ‘Atheneuzinho, 90 anos na vida da gente’.
Instituto Banese lança o livro "Atheneu Pedro II - Memória e Restauro" (Imagem: Divulgação)
Em comemoração aos cinco anos de fundação do Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, o Instituto Banese lançará o livro ‘Atheneu Pedro II - Memória e Restauro’ e a exposição ‘Atheneuzinho, 90 anos na vida da gente’. O evento ocorrerá amanhã, sexta-feira, 16, às 16h, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, durante a programação do Natal da Gente Sergipana 2016. A iniciativa é também do Governo do Estado de Sergipe e da Editora Diário Oficial de Sergipe.
A publicação, de autoria da historiadora Josevanda Mendonça Franco, tem o objetivo de ser uma obra referencial de registro da memória e restauro de um símbolo da arquitetura sergipana, prédio onde atualmente funciona o Museu da Gente Sergipana, mas que anteriormente abrigou o Colégio Atheneu “Pedro II”, carinhosamente chamado de Atheneuzinho. O livro apresenta aspectos, características, histórias e personagens que justificam a importância do restauro, manutenção e disponibilização do prédio para sergipanos e turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo.
Os ricos registros são frutos de uma intensa pesquisa realizada por Josevanda Mendonça Franco e toda sua equipe de pesquisadores. Os traços gráficos e estéticos que acompanham as histórias é resultado de um trabalho, também apurado, da designer e professora do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade Federal de Sergipe, Germana Araújo.
Na ocasião, também será lançada a exposição ‘Atheneuzinho, 90 anos na vida da gente’, que trará para o público a trajetória do prédio desde a época em que funcionava o Atheneuzinho até os dias de hoje como Museu da Gente Sergipana, passando pelo período de abandono e processo de restauro. Informações em textos, fotografias, áudio e vídeo, além de uma maquete montável atribuem interatividade à exposição, realizada pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, através do Museu da Gente Sergipana.
Após o lançamento do livro e da exposição, o Natal da Gente Sergipana segue com sua programação recheada de atrações. No mesmo dia, das 17h às 21h acontece a Feirinha da Gente, com produtos tradicionais e contemporâneos feitos por artesãos sergipanos. Às 18h entra em cena o espetáculo teatral ‘Tá Caindo Fulô: Auto do Deus Menino’, do Grupo Imbuaça. Em seguida, haverá o concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe com a Orquestra Jovem de Sergipe. No sábado, 17, às 16h, o grupo Renantique abre a programação com a sua música medieval e renascentista. Em seguida, às 18h, o encanto do teatro de bonecos do Grupo Mamulengo de Cheiroso encerra a programação homenageando dois grandes artistas nordestinos, Clemilda e Gerson Filho, através do espetáculo ‘Talco no salão, pro forró ficar cheiroso’.
Toda a programação do Natal da Gente Sergipana tem acesso gratuito e é destinada ao público em geral. O Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda está situado na Avenida Ivo do Prado, 398, no Centro de Aracaju. Para obter mais informações entrar em contato através do telefone (79) 3218-1551.