Aracaju (SE), 24 de novembro de 2024
POR: PMA
Fonte: PMA
Em: 06/03/2017 às 13:30
Pub.: 06 de março de 2017

Funcaju promove Semana Marcelo Déda no Centro Cultural

Ícone da política sergipana, Marcelo Déda também teve uma passagem marcante pela sétima arte. Como parte das comemorações do Aniversário de Aracaju e do aniversário do ex-governador, a Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju) e o Instituto Marcelo Déda (IMD) realizam, de 7 a 11 de março, a Semana Marcelo Déda no Centro Cultural de Aracaju. 

A programação acontece entre os dias 7 e 15 de março (Imagem: Divulgação)

A programação acontece entre os dias 7 e 15 de março (Imagem: Divulgação)

A Mostra Marcelo Déda será realizada entre os dias 7 a 15 de março, com exibições de curtas sergipanos produzidos, roteirizados ou dirigidos por Déda. Nesta terça-feira, 7, às 13h, no Centro Cultural de Aracaju, acontece a abertura da mostra com uma mesa de debates sobre a produção audiovisual na década de 70, com a participação de Beatriz Goes Dantas, Floriano Santos Fonseca, Ivan Valença, Jorge Lins e Oliveira Junior. 

O presidente da Funcaju, Sílvio Santos, que teve a oportunidade de atuar ao lado de Déda como gestor público e nos movimentos sociais, afirma que Aracaju deve uma homenagem ao Marcelo Déda que amou o cinema. “Com uma filmadora Super 8 na mão ele viu a cidade pelos olhos do cineasta. Marcelo Déda tem um capital político que todo mundo conhece, mas tem também em seu currículo a gravação de alguns curtas metragens. Vamos exibir essa produção e lançar também o prêmio que leva seu nome”, observou.

I Prêmio de Roteiro

No dia 11 de março será lançado o 1º Prêmio de Roteiro Marcelo Déda. Segundo a coordenadora do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, Carolina Westrup, o prêmio tem o objetivo de aquecer a cena, homenageando o caminho de Déda pelo cinema. “Um dos objetivos do prêmio é fazer uma ponte com quem foi Marcelo Déda, que na década de setenta trilhou um caminho no cinema. Como o Núcleo de Produção Digital trabalha com o audiovisual, trouxemos a face do cineasta, do roteirista que pensou o mundo através do cinema”, afirma Carolina. 

A Funcaju e o Instituto Marcelo Déda vão premiar três roteiros no valor de 2 mil reais cada. O edital vai ser lançado no dia 13 de março, no site da Funcaju. As inscrições vão até o dia 13 de abril. “Depois iremos fazer o processo de seleção e premiar os três vencedores. O prêmio é voltado para sergipanos e sergipanas”, lembra Carol.

Para o presidente do Instituto Marcelo Déda, Oliveira Júnior, o lançamento do prêmio serve para “despertar e incentivar jovens talentos e permitir que busquem no cinema um meio de expressão”. De acordo com o dirigente do IMD, o prêmio de curtas tem tudo a ver com aquilo que, na juventude, fez Marcelo Déda. “A ligação dele com a arte do cinema era forte essa ideia de que os jovens merecem ser incentivados”, comentou. 

No dia 11 de março, além do lançamento do Prêmio, ocorre na praça General Valadão, a partir das 8h30, a apresentação da Orquestra de Meninos e a abertura da exposição de fotografias da fotojornalista Janaína Santos, “Semeando Sorrisos”.

Programação da Semana Marcelo Déda de Cinema

Dia 7 de março

13 horas – Mesa de Debate
Geração Super 8 – A produção audiovisual na década de 70
Mesa: Beatriz Goes, Floriano Santos Fonseca, Ivan Valença, Jorge Lins e Oliveira Junior

14h30 - Exibição de curtas

‘Carro de Bois’
Direção, roteiro e argumento de Floriano Santos Fonseca. Produção: Clube de Cinema de Sergipe. Montagem: Evandro Hora. Fotografia: Marcelo Déda Chagas. Aracaju: Clube de Cinema de Sergipe, 1979. Não-ficção.  100m/24q (17min), son., color., S8.

‘São João: Povo em festa’
Clube de Cinema de Sergipe. Narração: Jairo Alves. Roteiro: Marcelo Déda Chagas, José de Oliveira Jr. Aracaju: Clube de Cinema de Sergipe, 1979. Não-ficção. 73m/24q (12min), son., color., S8.  

De 8 de março a 15 de março 

Mostra Marcelo Déda

13h – Exibição de curtas

‘Carro de Bois’
Direção, Roteiro e Argumento: Floriano Santos Fonseca. Produção: Clube de Cinema de Sergipe. Montagem: Evandro Hora. Fotografia: Marcelo Déda Chagas. Aracaju: Clube de Cinema de Sergipe, 1979. Não-ficção.  100m/24q (17min), son., color., S8.

‘São João: Povo em festa’
Clube de Cinema de Sergipe. Narração: Jairo Alves. Roteiro: Marcelo Déda Chagas, José de Oliveira Jr. Aracaju: Clube de Cinema de Sergipe, 1979. Não-ficção. 73m/24q (12min), son., color., S8.  


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação