Aracaju (SE), 25 de novembro de 2024
POR: Secult/SE
Fonte: Secult/SE
Em: 27/03/2017
Pub.: 27 de março de 2017

Orquestra Sinfônica de Sergipe apresenta concerto Viva Italia

Nesta próxima quarta-feira, 29 de março (20h30), a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) dá início à sua Série de Concertos Cajueiros 2017, no Teatro Tobias Barreto. Sob a regência do seu diretor artístico e regente titular, maestro Guilherme Mannis, e solos da soprano Nalini Menezes, o grupo executará o espetáculo “Viva Itália”, abordando momentos marcantes de grandes óperas italianas, entre os quais destacam-se árias e aberturas sinfônicas de renomados compositores daquele país. Os ingressos já estão disponíveis à venda na bilheteria do Teatro Tobias Barreto. A Orsse é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura.

Orquestra Sinfônica de Sergipe (Foto: Secult/SE)

Orquestra Sinfônica de Sergipe (Foto: Secult/SE)

Segundo o maestro Guilherme Mannis, interpretar obras italianas pode ser um desafio, apesar de suafamiliaridade com o tema: além de cidadão brasileiro, o maestro também possui a cidadania italiana, uma vez que seu pai, natural do Sul daquele país, veio jovem, ao Brasil, em período subsequente à segunda guerra mundial. Ele ressalta: “São peças que aliam grande virtuosismo a uma expressão musical profunda dos mais variados sentimentos. Interpretar estas grandes histórias advindas de grandes títulos operísticos nos transportam para o fascinante universo de Dante, Michelangelo, Verdi, Puccini, mestres que são profundamente capazes de tocar o nosso espírito. ”

Sobre o concerto, o repertório abordará mestres da composição operística italiana, como Giacomo Puccini, Giuseppe Verdi, Vincenzo Bellini, Pietro Mascagni e Luigi Cherubini, e excertos das óperas “Madame Butterfly”, “La Bohème, “A Força do Destino”, “La Traviata”, “Nabucco”, “Norma”, “CavalleriaRusticana”, entre outras. Segundo a soprano Nalini Menezes, que já pode ser considerada uma habituée dos palcos sergipanos, interpretar estas belíssimas árias faz com que se possa mergulhar em todos os universos destas tramas, o que requer do intérprete grande versatilidade e capacidade expressiva, além de preparo vocal.

Sobre a solista, Nalini Menezes é bacharel em Canto pela Unesp, tendo estudado com Martha Herr, Andrea Kaiser, Marília Vargas e Natália Áurea, e uma das principais solistas da Orquestra Sinfônica de Sergipe. Apresentou-se nos mais importantes teatros da cidade de São Paulo, tais como Theatro Municipal, Theatro São Pedro e Sala São Paulo. Na sua trajetória musical cantou sob a regência de Yan Pascal Tortelier e NathalieStutzmann (França), Rafael Frühbeck de Burgos (Espanha), OsmoVänskä (Finlândia), Isaac Karabtchevsky, Abel Rocha e Celso Antunes (Brasil). É professora do Curso de Canto Lírico do Conservatório de Música de Sergipe.

Sobre o maestro, Guilherme Mannis é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe desde 2006, onde tem dividido o palco com artistas como Maria João Pires, Michel Legrand, Nelson Freire, Jean Louis Steuerman, André Mehmari, Emmanuele Baldini, Rosana Lamosa, Wagner Tiso, Amaral Vieira, Eduardo Monteiro, entre outros. Como regente convidado tem dirigido importantes grupos no Brasil e exterior, tais como a Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Amazonas Filarmônica, Petrobras Sinfônica, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica do Paraná, Sinfônica de Roma, Sinfônica de Bari, Sinfonia Toronto, World YouthOrchestra, Sinfônica de Rosário (Argentina), Filarmônica do Espírito Santo, Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Experimental de Repertório, Sinfônica da Bahia, Sinfônica Heliópolis, Sinfônica do Teatro São Pedro, Sinfônica de Monterrey, Sinfônica de Guanajuato, entre outras. Doutorando em música, foi aluno destacado dos maestros Isaac Karabtchevsky e John Neschling. É professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Sergipe.

Serviço

Orquestra Sinfônica de Sergipe
Abertura da Série Cajueiros 2017 – Teatro Tobias Barreto
29 de março de 2017, quarta-feira, 20h30

Guilherme Mannis, regente
Nalini Menezes, soprano

Repertório

Vincenzo Bellini
Abertura da ópera “Norma”

Giuseppe Verdi
Abertura da ópera “La Traviata”
Abertura da ópera “Nabucco”

Giacomo Puccini
Ária “O mio babbino caro”, da ópera “Gianni Schicchi”

Luigi Cherubini
Abertura da ópera “Medea”

Giacomo Puccini
Ária “Quando m’envo”, da ópera “La Boheme”

Pietro Mascagni
Intermezzo, da ópera “CavalleriaRusticana”

Giacomo Puccini
Ária “Un bel divedremo”, da ópera Madame Butterfly

Giuseppe Verdi
Abertura da ópera “A Força do Destino”

Ingressos à venda na bilheteria do Teatro Tobias Barreto, nos valores de R$20,00 (estudantes, melhor idade e professores) e R$40,00.

Realização: Secretaria de Estado da Cultura / Governo de Sergipe


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação