Governo anuncia programação dos festejos juninos em abertura da "Segundona da Rua São João"
Sergipanos se preparam para 30 dias de forró com intensa programação.

Governo anuncia programação dos festejos juninos em abertura da "Segundona da Rua São João" - Foto: Igor Matias | Governo de Sergipe
O Forró é uma das principais manifestações culturais do Nordeste e, em Sergipe, conhecido como o “país do forró”, a tradição é ainda mais forte. Com uma programação diversificada, a festa junina começa mais cedo no estado. Na noite da última segunda-feira, 8, o Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Secretaria Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom), realizou a abertura da programação da “Segundona da Rua São João”, que acontecerá toda segunda-feira na tradicional Rua São João. O objetivo é incentivar o turismo no estado e oferecer aos visitantes uma amostra da cultura nordestina. Na ocasião, foi anunciada a programação completa do Encontro Nordestino de Forró e outras ações do projeto InteirArt-SE.
“Na década de 90, Rogério fez a música “Sergipe é o País do Forró” e agora a gente vê um governo comprometido com essa visão. Não existe em Sergipe uma festa mais forte e mais tradicional do que as festas juninas. Neste espaço do quadrilhódromo da Rua São João, sentimos a energia do nosso povo, da nossa cultura e talento. Muito ainda está por vir”, destacou a presidente da Funcap, Antônia Amorosa.
O mês de maio conta com o “Fórum Nacional da Música Nordestina” com homenagens a renomados artistas, promoção de debates e rodas de conversa; Concurso para “Escolha do Cavalheiro e da Dama do País do Forró”, além da “Salva Junina”, dando as boas vindas ao mês de junho.
Com o Encontro Nordestino de Cultura 2023, que promete ser um dos maiores e mais animados festejos juninos do país, em junho, Sergipe estará em festa todos os dias. O Arraiá do Povo acontece na Orla da Atalaia com mais de 250 atrações, incluindo 140 nomes do cenário musical sergipano e 40 artistas nacionais, além de 40 trios de forró e 60 apresentações de quadrilhas juninas.
A programação do Encontro Nordestino de Cultura também conta com o tradicional concurso Arranca Unha, o Arrastapé do 18 do Forte, o Concurso de Quadrilha do Gonzagão, a novidade Gonzagada, com shows e apresentações culturais, e o Arraiá Mirim, que terá datas e horários específicos.
Todas as ações, com datas, local e horário, estão disponíveis no Calendário de Eventos de Sergipe. A festividade reforça o compromisso do Governo de Sergipe em manter viva a história e a identidade do povo sergipano, valorizando e preservando a cultura nordestina.