Aracaju (SE), 02 de janeiro de 2025
POR: Laís Marques
Fonte: Asscom Unit
Em: 21/10/2024 às 09:06
Pub.: 21 de outubro de 2024

Congresso de Medicina será realizado na Unit entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro

Com a participação de especialistas renomados e uma programação focada em discussões sobre os avanços médicos, o evento promete ser um ponto de referência para a comunidade médica.

Congresso de Medicina será realizado na Unit entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro - Foto: Divulgação/Asscom Unit

Congresso de Medicina será realizado na Unit entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro - Foto: Divulgação/Asscom Unit

A medicina está em constante transformação, impulsionada por inovações tecnológicas que estão mudando diagnósticos, tratamentos e a interação entre médicos e pacientes. Tecnologias como inteligência artificial, cirurgias menos invasivas e medicina de precisão estão na vanguarda dessas mudanças. Em meio a esse cenário, a Universidade Tiradentes (Unit) se destaca com a realização do Congresso de Inovação e Tecnologia em Medicina.

O evento, agendado para acontecer entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro no campus da Unit Farolândia, nasceu a partir da conquista em um edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). O congresso visa fomentar debates sobre temas emergentes como telemedicina, geriatria e gerotecnologia, inovações no campo da infectologia e o uso de canabinoides na prática médica.

“A inovação tecnológica, exemplificada por ferramentas como inteligência artificial e simulações avançadas, está transformando profundamente o ensino da medicina, tornando-o mais prático e orientado por dados. O congresso abordará como essas inovações estão sendo integradas ao currículo da Unit, promovendo diagnósticos precoces e melhorando a tomada de decisões clínicas. Além disso, tecnologias como robótica e telemedicina estão mudando a prática médica, permitindo diagnósticos e tratamentos mais precisos", comenta o coordenador do curso de Medicina do campus da Unit em Estância (SE), Jerocílio Oliveira Júnior.

Programação variada

Durante os três dias de evento, o congresso contará com palestras, mesas redondas e atividades práticas. Entre os principais temas que serão abordados, destacam-se:

Cannabis medicinal

- Aplicações terapêuticas em crescimento
- Tratamento para doenças neurológicas (ex.: epilepsia, esclerose múltipla)
- Uso no tratamento da dor crônica (ex.: dor neuropática)

Inovações em endocrinologia

- Monitoramento contínuo de glicose para diabetes tipo 2
- Tecnologias para tratamento da obesidade
- Terapias de reposição hormonal personalizadas

Gerotecnologia

- Tecnologias voltadas ao cuidado de idosos
- Prevenção de doenças crônicas relacionadas ao envelhecimento
- Dispositivos de monitoramento remoto e assistência

Inovações em oncologia

- Imunoterapia como tratamento para o câncer
- Terapias direcionadas a mutações genéticas específicas
- Inteligência artificial no diagnóstico e tratamento oncológico

Transformação digital na saúde pública

- Inteligência artificial para otimização dos atendimentos na atenção básica
- Dispositivos portáteis de diagnóstico para áreas de difícil acesso
- Melhoria no acesso e eficiência dos cuidados de saúde

Oportunidades para estudantes e profissionais

A participação dos estudantes no congresso será essencial para prepará-los para as novas exigências do mercado de trabalho, que demanda profissionais aptos a utilizar tecnologias de ponta. Além das palestras, serão realizadas oficinas práticas, com simulações realistas e discussões sobre a telemedicina e seus desafios éticos. "Esperamos que os estudantes aproveitem ao máximo essas oportunidades para aplicar, de forma prática e inovadora, o que aprendem em sala de aula", destaca Jerocílio.

As inovações tecnológicas apresentadas no congresso já estão sendo implementadas no currículo do curso de Medicina da Unit. "A incorporação dessas novas tecnologias ao ensino contribui para melhorar a tomada de decisões clínicas e o diagnóstico precoce, qualificando nossos alunos para enfrentar os desafios futuros da medicina. Ferramentas como robótica, telemedicina e gerotecnologia já fazem parte da rotina dos alunos, preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e dinâmico", explica Jerocílio.

Inscrições

O Congresso de Inovação e Tecnologia em Medicina é destinado tanto aos estudantes quanto a profissionais da saúde, com inscrições disponíveis no site oficial do evento.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação