Artesãs de Divina Pastora promovem oficina gratuita de renda irlandesa
Atividade em celebração ao Dia da Sergipanidade acontece nesta sexta (25), no Shopping Jardins
Artesãs de Divina Pastora promovem oficina gratuita de renda irlandesa - Foto: Divulgação
Compartilhar os saberes e fazeres é fundamental para manter as tradições e renovar a cultura de um povo, sem perder a sua identidade. Buscando transmitir técnicas centenárias com o público, artesãs da Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora (ASDEREN) realizam oficina gratuita nesta sexta-feira (25), no Shopping Jardins, em Aracaju, Sergipe.
A atividade em comemoração à Sergipanidade é voltada a artesãs e artesãos interessados em conhecer como é feita a renda reconhecida pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural do Brasil.
A oficina acontecerá das 14h às 17h no Espaço Cajucidade, próximo à loja Kalunga. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente, encaminhando mensagem pelo WhatsApp (79) 9 9191-1463. As vagas são limitadas.
A iniciativa integra a programação do Shopping Jardins em homenagem ao Dia da Sergipanidade. “Grande parte das pessoas que se deparam com a beleza da renda irlandesa questiona-se como essa preciosidade é feita. E agora, temos a oportunidade de compartilhar esse saber com o público em geral e também com jovens de Aracaju assistidos por nosso Instituto JCPM e artesãs do povoado Serra do Machado, em Ribeirópolis”, destaca Acácia Sandes, gerente de marketing do Shopping Jardins.
Cultura sergipana em destaque
Ela ressalta também que a valorização da cultura sergipana está sempre presente nas ações realizadas pelo Shopping Jardins. Metade das músicas que integram a playlist da rádio mall é de artistas da cena sergipana e, nesta quinta-feira, 24 de outubro, toda a programação será ao som de músicos locais.
A riqueza cultural da nossa gente também está presente no Espaço Cajucidade, que acolhe exposições periódicas de obras de arte e diversas tipologias de artesanato e arte popular. Até o dia 31 de outubro, o local recebe a mostra “As Mulheres Rendadas pelas mãos de Altair Santo”.
A exposição celebra a moda autoral do estilista sergipano que valoriza a materialidade das roupas e as colaborações criativas e usa a renda irlandesa em suas criações. Além de diversos croquis e fotos de momentos importantes da carreira de Santo, o visitante tem a oportunidade de apreciar oito peças exclusivas criadas especialmente para o Brasil Eco Fashion Week (BEFW), o maior evento de moda sustentável da América Latina, realizado em dezembro de 2023, em São Paulo.
Beleza e sofisticação
Acredita-se que a renda irlandesa tenha surgido no Norte da Itália, entre os séculos XVI e XVII. Hoje, Sergipe é o maior produtor mundial desse tipo de renda de agulha, tendo o município de Divina Pastora como principal pólo.
Essa tipologia é caracterizada pelo uso do lacê, uma espécie de cordão sedoso. É produzida com linha e agulha, a partir de uma variada combinação de pontos que seguem o desenho feito em um papel grosso.
A renda feita pelas artesãs de Divina Pastora tem uma beleza singular e se diferencia das demais pelo uso do lacê sedoso e achatado.
Oficina de renda irlandesa
O quê? Em celebração ao Dia da Sergipana, rendeiras de Divina Pastora compartilham técnicas centenárias com artesãs e artesãos que desejam aprender a fazer renda irlandesa.
Quando? Sexta-feira, 24 de outubro, das 14h às 17h.
Onde? Espaço Cajucidade, próximo à loja Kalunga do Shopping Jardins - Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 215 - Jardins, Aracaju | SE.
Acesso? Gratuito, mediante reserva feita previamente pelo WhatsApp (79) (79) 9 9191-1463. Vagas limitadas.
Fonte: Assessoria de comunicação