Aracaju (SE), 01 de dezembro de 2025
POR: Míriam Donald
Fonte: Assessoria
Em: 01/12/2025 às 17:42
Pub.: 01 de dezembro de 2025

Ginástica Rítmica: Sergipanas conquistam títulos inéditos no Campeonato Brasileiro 2025 e no Sul-Americano

Além dos títulos, as ginastas encerram o ano com reconhecimento da CBG

Ginástica Rítmica: Sergipanas conquistam títulos inéditos no Campeonato Brasileiro 2025 e no Sul-Americano - Foto: Adriano Bissoli/Assessoria

O Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica de Conjunto Ilona Peuker 2025 rendeu resultados significativos para as ginastas do Clube Jardins Iracema Alves, que levou Sergipe ao topo, com os primeiros lugares da competição. Promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e realizado em Cuiabá/MT, de 19 a 23 de novembro, as ginastas participaram de disputas nas categorias conjunto pré-infantil, trio infantil e trio juvenil.

Composto pelas ginastas Maria Clara Ferezin, Emanuella Castilho, Maria Sophia Santana, Nataly Just e Alice Oliveira, o conjunto pré-infantil foi campeão na prova geral e vice-campeão em mãos livres. Já o trio infantil – com Sophia Rocha, Maria Vitória Silva e Lara Prates – conquistou o bronze. O trio juvenil também chegou à final e foi destaque com o sexto lugar, com as atletas Stella Galvanini, Maria do Carmo Santos e Hortência Santos. 

Na oportunidade, o Clube Jardins também foi contemplado com o Troféu Eficiência, premiação concedida pela CBG à equipe (clube ou associação) que alcança a maior pontuação geral com base em resultados obtidos nas competições nacionais ao longo do ano.

O reconhecimento, recebido pela técnica Iracema Alves e Maria Fernanda Britto, reafirma o desempenho do Clube e o trabalho de excelência realizado não somente este ano, mas desde a existência do clube. “É a primeira vez que Sergipe recebe essa premiação, que destaca um grande trabalho realizado ao longo dos anos. Com essa conquista, o clube é reconhecido por ter a evolução de maior relevância”, afirma Iracema. 

Ainda de acordo com Iracema, é a primeira vez na história da GR no norte-nordeste que um clube consegue esse resultado, sobretudo porque foram campeãs brasileiras nas categorias pré-infantil, infantil e juvenil e nas modalidades individual e conjunto. “Este ano foi incrível. O fruto está sendo colhido através de um trabalho com uma equipe multiprofissional, dedicação das atletas, incentivo das famílias e outros apoiadores. No clube há ginastas novas, em início de carreira, portanto é o início de uma linda trajetória”, ressaltou a técnica. 

Principais conquistas

Entre as principais conquistas, estão: Campeãs brasileiras individual por equipe (pré-infantil); Ginasta Maria Clara Ferezin – campeã brasileira individual geral e ginasta Nataly Just – vice-campeã brasileira (pré-infantil); Ginasta Maria do Carmo Santos – Campeã brasileira juvenil 2 por aparelho e vice-campeã geral; Ginastas Sophia Rocha – campeã brasileira individual geral (infantil); Ginastas Lara Prates e Maria Victória  Silva – medalhistas de prata e bronze no CampeonatoBrasileiro (infantil); Vice-campeã brasileira por equipe individual (infantil); Campeãs Sul-Americanas por equipe, individual, pré-infantil e trio; Top 10 Elite – ginasta Maria Flávia Britto (adulto); Campeãs Regionais; Campeãs do Torneio Nacional; Campeãs Sergipanas; Campeãs Brasileiras pelo Conjunto pré-infantil; e Bronze no Campeonato Brasileiro com o trio infantil.

Sul-Americano 2025

Outra conquista inédita para o país e o estado foram os títulos do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica 2025, realizado em Posadas/Argentina, de 27 de outubro a 04 de novembro, onde o  Clube Jardins obteve 19 medalhas. A disputa, que contou com seis ginastas convocadas após o Brasileiro, resultou em oito ouros, duas pratas e um bronze, entre competições individuais e em trio. 

O destaque ficou com a ginasta Natali Just, da categoria Ac2 (10 e 11 anos), que foi a grande campeã, com a conquista do ouro no individual geral, mãos livres, por equipe e máximo acumulador, além de prata no aparelho corda. A disputa também contou com resultados exitosos da atleta Sophia Victória Rocha, da categoria Ac3 (12 e 13 anos), que ficou com a prata no individual geral, além de ouro por equipe, máximo acumulador e bronze no aparelho bola. 

Além dos pódios individuais, o trio composto por Izabella Alves, Lara Prates e Maria Vitória Silva (Ac3) também brilhou ao representar o Brasil. Juntas, as ginastas ganharam dois ouros: aparelho fita e por equipe. 

Torneio Nacional

As ginastas do Clube Jardins também foram ao pódio no Torneio Nacional, realizado de 28 de outubro a 02 de novembro, em Aparecida do Norte/SP.  O grande destaque ficou com a ginasta Maria Sophia Santana (categoria pré-infantil), que além de conquistar o ouro no individual geral por bloco, também ganhou a prata no individual geral e o bronze em mãos livres. 

O clube foi campeão no conjunto (categoria pré-infantil), com Maria Sophia, Valentina, Beatriz, Bianca Andrade e Elisa Albuquerque. 

Equipe Técnica

Além da diretora técnica Iracema Alves, a equipe técnica do clube também é composta pela treinadora Maria Fernanda Britto; a auxiliar técnica Maria Clara Fabri; a professora de ballet, Rayssa Dias; e o preparador físico, Hemanoel Azevedo.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação