Aracaju (SE), 05 de fevereiro de 2025
POR: Pedro Alexandre
Fonte: Assessoria PSOL Aracaju
Pub.: 26 de julho de 2016

Nota da Direção Municipal do PSOL sobre a política de alianças em Aracaju

Nota da Direo Municipal do PSOL sobre a poltica de alianas em Aracaju (Foto: Logo PSOL)

Nota da Direo Municipal do PSOL sobre a poltica de alianas em Aracaju (Foto: Logo PSOL)

Nos últimos dias foi noticiado pela imprensa o interesse do partido Rede Sustentabilidade em estabelecer aliança eleitoral em Aracaju com o PSOL. Pelas matérias a REDE estaria em negociação com a Direção Municipal do PSOL e com a pré-candidata Prof.ª Sônia Meire para que ela ocupasse a vice na chapa encabeçada pelo Dr. Emerson. Até a sua convenção, as direções partidárias não haviam realizado nenhuma conversa sobre tal condição. No entanto, a vontade da rede em estabelecer tal coligação levou até o final da sua convenção esta possibilidade.

A posição do PSOL-Aracaju é de negação desta possiblidade. Cabe explicar quais as razões: a REDE desde o seu surgimento tem expressado o seu conservadorismo, bom lembrar que mesmo antes de criar a Rede, Marina Silva, principal figura pública do partido, aliou-se com Aécio Neves no 2º turno das últimas eleições presidenciais. Recentemente, o partido por meio de seus deputados e senadores votou pelo GOLPE INSTITUCIONAL do IMPEACHMENT. Esses dois fatos já são suficientes para explicar porque a REDE, não preenche requisitos caros ao PSOL, no tocante à oposição de esquerda que duramente faz no Congresso Nacional e pelo país. Mesmo as eleições sendo municipais, não podemos descolar a política nacional da Rede para pensarmos em alianças “neutras” em Sergipe.

Assim como não propõe a aliança com a Rede, não fará também com outros partidos fora do arco de alianças que vem construindo nestes anos em diversos processos de luta e, não somente nas eleições. É necessário evidenciar o fato de que o PSOL parte de uma exigência programática histórica que repudia toda e qualquer coligação eleitoral que se paute pela busca obcecada de cargos e de poder: o PSOL não topa tudo para se eleger. Os milhares de simpatizantes e os quase 27.450 de votos que obtivemos só em Aracaju em 2014 nas eleições para Governo, contam e confiam na coerência do PSOL e da Prof.ª Sônia Meire.

O PSOL não faz aliança que não seja pautada programaticamente na mudança e transformação objetiva da realidade da classe trabalhadora e da juventude e, considerando especificamente este elemento, não faz aliança com partidos de aluguel que são hoje caudatários das oligarquias regionais (base de apoio de governos de todas as linhas ideológicas pelo Brasil) e fundamentalmente, não faz alianças com a Direita reacionária golpista que determinou o governo ilegal/ilegítimo do PMDB, atualmente no poder no Brasil.

Nossas possibilidades de alianças se limitam entre os partidos que formam a Frente de Esquerda, em Aracaju, que além do próprio PSOL, ainda conta com as (os) camaradas do PCB e PSTU. Além dos partidos citados, a nossa prioridade de alianças também se estende aos movimentos sociais combativos e que fazem o enfrentamento cotidiano à ordem estabelecida pelo modelo de sociedade capitalista e aos governos conservadores.

Reafirmamos o inteiro compromisso do PSOL pela causa revolucionária dos socialistas em Aracaju e em Sergipe; pela coerência de luta junto à Frente de Esquerda, aos movimentos sociais, as/aos trabalhadoras/es e, a juventude.

Aracaju, 25 de Julho de 2016,

Direção Municipal do PSOL


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação