Setesp/Sergipe e órgãos de segurança planejam treinamento simulado na Arena Batistão
O Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp), em parceria com órgãos de segurança, como Bombeiro Militar, Policia Militar, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Detran, SMTT, SAMU, entre outros, realização no dia 10 de janeiro de 2017, um treinamento simulado na Arena Batistão.
Setesp/Sergipe e órgãos de segurança planejam treinamento simulado na Arena Batistão (Imagem: Assessoria Setesp/SE)
Para definir detalhes dessa ação, que reunirá um grande contingente de participantes, representantes desses órgãos estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 3, na sede da Setesp, planejando e alinhando as ações, que serão desenvolvidas pelos órgãos envolvidos no treinamento. Representante da Federação Sergipana de Futebol (FSF), também participou da reunião.
Ficou definido, que todas as ações serão desenvolvidas tendo como base, o Plano de Ação e Segurança da Arena Batistão, elaborado pela Setesp, de acordo com o que determina o Estatuto do Torcedor.
Esse treinamento simulado, segundo Gilson Dória, diretor de esportes da Setesp, tem como objetivo justamente, colocar em xeque esse Plano de Segurança, que será ativado em caso de sinistro ou tumulto, na Arena Batistão.
- O treinamento consiste na realização de uma ação com vítimas. Todos os órgãos envolvidos entrarão em ação, mostrando a efetividade do Plano de Segurança. O resultado disso tudo, é oferecer mais tranquilidade e segurança, a todos aqueles que frequentam a nossa principal praça de esportes, informou Gilson Dória.
O treinamento será realizado no dia 10 deste mês às 20h00 e mobilizará um grande número de participantes, inclusive figurantes, com isolamento de algumas áreas no entorno da Arena Batistão.
O treinamento consiste na simulação de um incêndio e a geração de tumulto dentro do estádio. Os órgãos de segurança serão acionados e colocarão em ação o Plano de ação e Segurança da Arena Batistão, que tem como objetivo principal evitar tumultos, incidentes e agir com precisão, para coibir a prática de violência naquela praça de esportes.
– Esse teste simulado, será de grande importância, para sabermos como se comportam esses órgãos, em caso de uma emergência real. Precisamos estar prontos e treinados para agir, quando necessário”, disse Gilson Dória.
Participarão do teste simulado, integrantes do Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Brigada da Arena, CPTRAN, SMTT, Federação Sergipana de Futebol (FSF), escolinhas de futebol e um corpo de voluntários.
Ficou definido ainda que no dia 9 de janeiro, será realizada uma reunião final, para alinhamento das ações, que serão desenvolvidas na noite do dia seguinte.