Aracaju (SE), 29 de janeiro de 2026
POR: PMA
Fonte: PMA
Em: 07/03/2017 às 17:20
Pub.: 08 de março de 2017

Corrida Cidade de Aracaju completa 34 edições

No dia 17 de março acontece uma das corridas mais charmosas do Norte/Nordeste. É a corrida Cidade de Aracaju, que neste ano chega a sua 34ª edição e faz parte das comemorações dos 162 anos da capital sergipana. A prova já é uma tradição e atrai corredores de todos os lugares e de todas as idades.

Edvaldo Amorim, 61 anos, participou da primeira edição e, desde então, já esteve 29 vezes na prova (Foto: Ana Lícia Menezes/PMA)

Edvaldo Amorim, 61 anos, participou da primeira edição e, desde então, já esteve 29 vezes na prova (Foto: Ana Lícia Menezes/PMA)

Quem bem conhece o trajeto, o charme e história dessa corrida de rua é o maranhense radicado em Aracaju, Edvaldo Amorim, 61 anos, que participou da primeira edição e, desde então, já esteve 29 vezes na prova. "Eu cheguei aqui em 1983 e já comecei a participar da corrida. Aqui foi um marco. Achei o percurso grande, mas eu fui tentar e consegui completar o percurso", disse.

Nos principais jornais de Aracaju, durante o início e final da década de 1980, a corrida de rua, assim como os demais esportes, não recebia o mesmo tratamento do futebol. Hoje em dia, a corrida é destaque em diversos veículos de comunicação do estado e do Brasil, atraindo participantes de todo o país. A pouca divulgação de outrora mudou tanto que em 2011 a revista Contra Relógio considerou a corrida como umas das 20 provas imperdíveis pelo Brasil.

Edvaldo relembra alguns personagens que acabaram ficando conhecidos pelo desempenho na competição. "No começo, acho que não chegava a duzentos atletas participando. Eu recordo do Neguinho da Progresso, que corria muito, Tavares, era outro, e depois teve um de Alagoas que ganhou muitos anos aqui, em seguida foram aparecendo corredores a nível nacional", conta Edvaldo.

Trajeto

O trajeto, com subidas e descidas é o que aumenta a dificuldade da prova. Em sua 34ª edição, o evento terá três percursos, o tradicional de 25 Km, cuja saída será da cidade histórica de São Cristóvão, simbolizando assim a mudança da capital, além das opções de 5 e 10Km. O início está previsto para 16h para todas as categorias. Sendo que, no menor percurso, a largada é na avenida Desembargador Maynard, na altura do bairro América. Para prova de 10 km, o ponto inicial será a rótula de entrada do conjunto Eduardo Gomes. O ponto final de todas as provas será na praça Inácio Barbosa, mais conhecida como Praça do Mini-Golfe, em Aracaju.

Porém, durante a história, o percurso da corrida sofreu algumas alterações. "Como aconteceram algumas vezes o clássico entre Sergipe e Confiança, o término da corrida era no Batistão. Foi interessante porque chegamos e o estádio estava cheio e a plateia aplaudindo. Outra vezes foi na praça Camerino, houve também chegando no Parque Augusto Franco há muito anos, inclusive, alguns anos o percurso era pela BR porque na época não existia a rodovia João Bebe Água", relembrou o corredor.

Motivação

O percurso longo e cheio de desníveis não afeta a vontade de participar em cada edição. "O que me motiva é a dificuldade que ela tem. Por força da distância, o corredor tem essa prova como um marco. É uma prova essencial para que o corredor se consagre durante o ano. Existe uma lenda que diz assim: quem nunca correu maratona não é corredor. Eu digo que quem nunca correu São Cristóvão-Aracaju não é corredor. Essa prova é realmente um marco, é a maior do estado em todos os níveis, tanto de percurso, como de organização. É preciso muita perseverança, cautela, saúde, buscar sempre o equilíbrio e Deus. Temos que estar fisicamente preparados, mas o espiritual também é muito importante", enfatizou o maranhense.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação