Jackson Barreto premia times da Copa Santos Dumont de Futebol Amador
Jackson premia times da Copa Santos Dumont de Futebol Amador (Foto: Victor Ribeiro/ASN)
Neste domingo, 1º, o governador Jackson Barreto assistiu à partida entre os times Associação dos Amigos, conhecido pela sigla A.D.A e Amigos da Bola, na Arena Batistão, que marcou a final da Copa Santos Dumont de Futebol Amador. Em seguida, no bairro que nomeia a competição, o governador participou da premiação aos atletas, equipes vencedores e participantes da Copa.
“Isso se chama inclusão pelo esporte. Ter a alegria de ver tantos times do futebol amador do bairro Santos Dumont disputarem um torneio interno e depois jogar a última partida no Batistão é um sonho de qualquer time do povo, principalmente desse bairro que tem uma tradição para esse esporte. Conheço essa vocação do Santos Dumont desde o início da minha vida pública, por isso sugeri ao secretário Antônio Hora essa competição. E estou muito feliz em ver essa juventude aqui e a comunidade e famílias torcendo, porque o esporte tem que ocupar a mente e os corações da nossa juventude da periferia. Foi um grande evento para fortalecer o futebol amador, o esporte no bairro, e que serve também para tirar os jovens das drogas e colocá-los no caminho do esporte”, disse Jackson.
Com a vitória decidida nos pênaltis após o empate de 1x1 no tempo regular do jogo, a equipe Amigos da Bola sagrou-se campeã. De acordo com o capitão do Amigos da Bola, Yuri Monte, a competição tem um valor social para a comunidade local e, por isso, a expectativa é que sejam realizadas outras edições. “Foi muito boa essa experiência, espero que venham outras, que seja a primeira de muitas. É importante isso porque é uma forma de ação social também. Foi a primeira vez que joguei no Batistão após a reforma, estamos muito felizes com a vitória e vamos comemorar. A comunidade está muito feliz porque é um atrativo a mais para o bairro”, revelou o atleta.
Atletas de todas as equipes receberam medalhas e certificados de participação na competição. O time campeão, o Amigos da Bola, além das medalhas e certificado, foi premiado com o Troféu Governador Jackson Barreto. O vice-campeão, A.D.A, levou o Troféu Vice-governador Belivaldo Chagas. Já o time que conquistou a terceira colocação, União Futebol Clube, recebeu o troféu Enézio Luiz dos Santos, que homenageia o líder comunitário do bairro.
Para a partida final, o governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) disponibilizou ônibus para transportar equipes e torcida do Santos Dumont. “Foi extraordinário esse presente que o governo do Estado deu para o nosso bairro, porque além de dar visibilidade à nossa comunidade de forma positiva, está ajudando os jovens com o crescimento do esporte e lazer e na formação do cidadão”, declarou Enézio Luiz dos Santos.
A Copa Santos Dumont de Futebol Amador foi aberta em 06 de junho na Escola de Gerivaldo Garcia com a presença do governador Jackson Barreto, desfile das equipes, apresentação da quadrilha Unidos em Asa Branca e show musical. A partida de abertura foi disputada por Real e Bola de Ouro.
Ao todo, dez equipes de futebol amador do bairro Santos Dumont participaram da Copa: Real, Bola de Ouro, Grêmio, União, Unidos da Bola, Palmeirinhas, Colorado, CFC, Fluminense e A.D.A.
“Hoje foi um dia especial para o esporte amador do nosso estado. O governador Jackson Barreto, sensível a esta demanda do futebol amador, principalmente do bairro Santos Dumont, que tem uma concentração populacional muito grande e onde o Estado precisa se fazer presente. Essa experiência irá se multiplicar para outros bairros, porque o esporte é uma ferramenta de resgate social, de envolvimento da comunidade e formação da cidadania. O governo do Estado está de parabéns e o bairro Santos Dumont também está de parabéns por essa grande festa”, afirmou o secretário de Estado do esporte e Lazer, Antônio Hora.
Copa Aperipê
Neste mês de outubro, o governo do Estado, através da Seel, realizará a Copa Aperipê de Futebol do Baixo São Francisco. Dezesseis cidades participarão da competição. A Copa Aperipê terá como sedes Neópolis, Japaratuba, Cedro e Aquidabã. As sub-sedes serão Itabi, Propriá e São Francisco. A competição se estenderá até dezembro.
Presenças
Acompanharam o jogo e a solenidade de premiação, o secretário de estado da Inclusão, José Sobral; o secretário municipal da Juventude e do Esporte de Aracaju, Jorge Araújo Filho; o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Nitinho Vitale; o superintendente da fundação Aperipê, Givaldo Ricardo; o assessor do governo de Sergipe, Jorge Araújo e o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF) em exercício, Luiz Santana.