Aracaju (SE), 16 de maio de 2025
POR: Dayanne Carvalho
Fonte: Prefeitura Municipal de Lagarto
Em: 15/05/2025 às 16:03
Pub.: 15 de maio de 2025

Prefeitura de Lagarto assegura pagamento do piso do magistério municipal e reajuste salarial de 6,27%

O valor do novo piso para professores com nível médio e 40h semanais será de R$ 4.867,77,

Prefeitura de Lagarto assegura pagamento do piso do magistério municipal e reajuste salarial de 6,27% - Foto: Denisson Rosendo/Prefeitura Municipal de Lagarto

Reafirmando o compromisso com a valorização profissional, na busca por estabelecer um ambiente educacional digno e cumprindo o disposto em Lei Federal, a Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), enviou à Câmara Municipal de Lagarto (CML) o Projeto de Lei Complementar (PLC) N° 08/2025, que altera os apêndices do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público do Município de Lagarto, de maneira a assegurar o pagamento do piso salarial da categoria. De autoria do Executivo, o texto também atualiza os salários dos professores da educação básica e pedagogos e estabelece o pagamento retroativo em relação ao reajuste do piso salarial de 6,27% proposto pelo Ministério da Educação para 2025. A matéria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores na sessão desta quinta-feira, 15. 

O piso salarial nacional para professores foi reajustado através da Portaria Interministerial nº 13 de 23 de dezembro de 2024, com validade a partir de 2025, assim o município vai pagar uma diferença salarial aos profissionais que receberam salários menores do que o novo piso, entre janeiro e abril deste ano. Essa diferença será paga em até oito parcelas, de maio a dezembro de 2025, conforme negociação realizada com o sindicato da categoria. 

O envio do PLC à CML para apreciação dos parlamentares foi uma promessa feita pelo prefeito Sérgio Reis em reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Pública do Estado de Sergipe (Sintese) em Lagarto. Ele esteve presente na sessão para acompanhar a votação ao lado dos professores. 

“O compromisso da nossa gestão com a educação é real e começa a se materializar com ações concretas, como o pagamento do piso salarial dos professores. Agradeço aos vereadores pela aprovação unânime deste projeto, que representa o início de uma transformação profunda no setor educacional de Lagarto. Estamos modernizando a gestão, planejando novas creches, reformas nas escolas, ampliação do desporto escolar e, em breve, entregaremos o novo prédio da Prefeitura e o Centro Administrativo, reunindo todos os serviços em um só lugar. Seguiremos dialogando com respeito e responsabilidade, honrando a confiança do povo e valorizando os servidores públicos”, destacou o prefeito Sérgio Reis.

O valor do novo piso para professores com nível médio e 40h semanais será de R$ 4.867,77. Trata-se de um reajuste linear de 6,27%, acima da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no ano passado, para todos os níveis da carreira do magistério.

Para a secretária municipal da Educação, Taysa Mércia, o encaminhamento da propositura e a consequente aprovação inaugura uma outra forma de interlocução entre a Prefeitura e os trabalhadores. 

“Hoje, não estamos apenas celebrando, mas ratificando a questão do cumprimento legal, dentro da perspectiva orçamentária do município, com segurança, para que o pagamento seja realizado. A classe dos professores está em diálogo constante conosco. Essa é uma gestão aberta ao diálogo, de um jeito novo, buscando entender os anseios das categorias, porque toda boa gestão começa com diálogo, respeito e confiança”, afirma. 

O delegado do Sintese em Lagarto, Genivaldo Santos, por sua vez, acredita que o pagamento do piso e o reajuste salarial são formas de reconhecer o esforço e comprometimento dos professores e sua atuação em prol de um ensino cada vez mais qualificado. 

“O Projeto de Lei encaminhado à Câmara é fruto de uma discussão que acontece desde o primeiro dia de janeiro junto à administração municipal. A gente foi ajustando, comparando os nossos pareceres técnicos, financeiros, e a gestão entendeu que é possível fazer. Por fim, hoje, ele foi aprovado. É a valorização do magistério municipal de Lagarto. A consequência de um magistério valorizado é uma educação pública valorizada”, aponta.

Há 23 anos atuando como professor municipal e atualmente na direção do Colégio Municipal Frei Cristóvão de Santo Hilário, o professor Clécio Santana também acompanhou o processo de votação e ressalta que a aprovação é um momento especial para quem luta por uma educação de qualidade. 

“Esse é um momento histórico, porque agora é Lei o pagamento do piso e isso nos traz segurança, uma certa tranquilidade, porque não precisamos nos preocupar mais com essa batalha e podemos focar em outras lutas por uma educação de qualidade. Agradecemos ao prefeito Sérgio Reis pela sensibilidade e a todos os vereadores pela aprovação”, ressalta. 


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação