"Votei contra as Organizações de Saúde. Não acredito nesse modelo de gestão”, frisa o deputado Georgeo
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) ocupou a tribuna no grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira, 15, para debater sobre as Organizações Sociais – OSs que estão assumindo as unidades de saúde em Sergipe. Georgeo apresentou um termo de consentimento para cessão especial de empregado público, que está sendo entregue aos servidores concursados da Fundação Hospitalar de Saúde – FHS.
“Conforme esse comunicado (termo) os servidores estariam consentindo em ser (a partir do momento que recebem) funcionários da empresa privada que está administrando a respectiva unidade de saúde. Uma situação delicada. Ou seja, o empregado público estaria sendo subordinado à empresa que está sendo contratada para cuidar do hospital, da unidade. E caso o servidor não queira será transferido para o HUSE em Aracaju”, denunciou o deputado.
O parlamentar entende que esse documento enviado aos empregados é mais um passo para que empresas privadas cuidem da saúde em Sergipe. “Não sei como será essa relação de subordinação depois. Se o servidor vai se reportar à Fundação Hospitalar de Saúde ou a partir dessa seção, ele ficará subordinado à OS”, ponderou Georgeo, demonstrando preocupação com a “pressão” enfrentada pelos servidores da saúde no momento.
Educação
Outro tema abordado por Georgeo em pronunciamento foi a situação do Centro de Excelência “Felisbelo Freire” em Itaporanga D’Ajuda, que conforme licitação realizada em 2022 a obra seria concluída e a inauguração ocorrida em setembro. “Professores e alunos estão num espaço improvisado, num centro esportivo, social, sem a mínima condição. E fomos lá acompanhar de perto essa situação, fiscalizar. Local quente, abafado, salas com divisórias”, relatou Georgeo, exibindo o vídeo da fiscalização.