JUBs é aberto em Cuiabá e segue até o dia 12 de novembro
Estrelas hoje, líderes amanhã. Com tema inspirador, a 64? edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) foi aberta oficialmente nesta quinta-feira, 03 de novembro, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. A capital mato-grossense recebeu as 27 delegações no maior evento esportivo universitário da América Latina.
JUBs é aberto em Cuiabá e segue até o dia 12 de novembro (Imagem: Assessoria CBDU)
No pronunciamento de abertura, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, disse que Cuiabá vive um momento histórico ao receber pela primeira vez um evento que tem como característica revelar talentos.
“Não à toa, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mais de 55% dos medalhistas brasileiros foram atletas que passaram pelo desporto universitário. O desporto universitário, além de formar atletas de alto rendimento, forma também cidadãos. E não existe outro caminho que não seja o esporte e a educação, o mundo todo faz isso. O Brasil fez uma Copa do Mundo maravilhosa, e Jogos Olímpicos extraordinários, agora é hora de olhar para dentro. Vocês atletas são nossas estrelas hoje, mas serão os líderes amanhã. Sejam muitos bem vindos ao 64º JUBs”, anunciou.
Já o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Leandro Cruz Fróes da Silva, afirmou que o Brasil encerra um ciclo nos esportes com as Olimpíadas, que agora passa a dar continuidade com seu legado, por meio das obras e benfeitorias construídas. “Porém, o mais importante são os atletas, eles é que são o grande legado em construção do esporte brasileiro”.
O presidente da Federação Mato-grossense de Esporte Universitário (FMEU), Alexandre Bregunci, desejou sucesso no desempenho de todas as delegações. “É uma honra receber todos em nossa casa, e que este sejam os jogos da esperança, de grandes experiências e vivências. Aproveitem!”.
Por fim, o secretário-adjunto de Esporte e Lazer do Estado, Pedro Luiz Sinohara, agradeceu o voto de confiança da CBDU por ter trazido os jogos universitários para Cuiabá. “Objetivo esse que buscamos muito. E agora, finalmente, chegou a nossa vez e vamos fazer o melhor. Além do esporte, queremos criar um vínculo com quem nos visita, e que possam voltar e aproveitar nossas belezas naturais”.
Antes dos discursos dos representantes, houve a entrada dos atletas das 27 delegações e dos padrinhos do JUBs: o nadador olímpico Henrique Martins e o atleta do taekwondo Maicon Andrade, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Eles ainda conduziram bandeiras na cerimônia de abertura.
Para o atleta de judô David Moura, medalhista de ouro no último Pan-Americano, os atletas do estado de Mato Grosso precisam aproveitar os colegas de outras federações para a troca de experiências, além da plataforma dos jogos para crescer em suas modalidades. “O JUBs é um caminho para outro grande objetivo que é a Universiade, são os jogos universitários mundiais, que são os maiores do mundo. Eu já consegui participar em dois e ganhei bronze nas duas. É uma experiência fantástica”, revelou.
Tocha do JUBs
Logo em seguida, o nadador Luiz Pedro Ribeiro Pereira, o Pepeu, medalhista do Campeonato Mercosul Brasileiro, acendeu a pira dos Jogos. Para o estudante da FATEC SENAI-MT, eventos como o JUBs, que buscam o alto rendimento e que proporcionam o desenvolvimento do atleta, são essenciais. “Foi uma honra carregar a tocha, neste que é o meu sétimo evento. Espero que ele traga muita luz e força interior para todos os atletas”, desejou.
Participaram ainda da cerimônia o secretario adjunto de esportes de Cuiabá, Luis Arthur e o secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon.
Atrações
O grupo vocal Mesa Pra 6 abriu a noite das atrações musicais, que contou ainda com a cantora Ana Rafaela, ex The Voice, e a banda nacional NX Zero.
“Para nós é um prazer fazer mais um show em Cuiabá. E a intimidade que temos com o esporte é a mesma que temos com a música, acredito que elas estejam sempre relacionadas. Muitos atletas utilizam a música para treinar. Uma inspiração para qualquer banda”, destacou o vocalista da banda, Di Ferrero.
Jogos Universitários Brasileiros
O JUBs chega à sua 64ª edição como a maior competição universitária do país. O evento reúne em Cuiabá, entre os dias 2 e 13 de novembro, 4.500 participantes dos 26 Estados e do Distrito Federal, dentre delegações, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Ao todo, são 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas.
Além das já conhecidas badminton, basquete 3x3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, a edição deste ano traz algumas novidades: JUBs Acadêmico, futebol virtual – com o jogo Fifa 2016, plataforma PS4 –, natação paralímpica e tênis de mesa paralímpico.
De 02 e 07 de novembro, o JUBs recebe os atletas das modalidades individuais, que competem entre 04 e 06 de novembro. De 07 a 13, será a vez dos atletas das modalidades coletivas, que competem entre 08 e 12.
O JUBs é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado de Mato Grosso e apoio da Prefeitura de Cuiabá.