Mais uma 'falta'! :: Por Cleimar Cooper
Por Cleimar Cooper*
Ninguém pode negar que o nosso futebol, gradativamente, foi perdendo espaço, no cenário mundial e no dia a dia do torcedor brasileiro. É só fazer um comparativo entre o interesse na nossa seleção, nas últimas 4 copas do mundo e nas anteriores à 2002 ... O povão, sequer sabe o nome da metade, da seleção que entra no campo. Isso também foi, aos poucos, diminuindo a paixão pelos clubes do país.
O futebol "europeu", foi se tornando mais e mais atrativo aos olhos de quem quer, e gosta de ver um futebol bem jogado e repleto de "craques".
É fato, que "a paixão" esfria sem que haja o estímulo certo para atrair a atenção dos "amantes do futebol". É simples: Se os "craques" jogam lá, pra que assistir os "perebas" daqui?
Mas eis que então surge uma saída, pro Brasil voltar a ser a vitrine do futebol no planeta. As famosas SAFs...
Desde 2021, quando a Lei nº 14.193/21 (Lei das SAFs) foi sancionada, o Brasil tem testemunhado um avanço considerável na transformação de clubes em sociedades empresariais. A medida visa não só garantir sustentabilidade e competitividade esportiva, mas também abrir novas possibilidades de gestão e captação de recursos; "Que diga-se de passagem, vão além do universo da bola". Um exemplo desse sucesso, são os dois títulos conquistados pelo Botafogo no decorrer de 2024 (Brasileiro e Libertadores). O alvinegro carioca, há apenas 3 anos de SAF, terminou um jejum de 29 anos, sem nenhum título de expressão. Resultado: o número de sócio torcedores, chegou a mais de 80 mil. (um aumento de 45%, em menos de 1 ano).
A maioria dos outros grandes times brasileiros, já estão se movimentando para aderir ao modelo do futuro, ou fatalmente irão ficar para trás e sucumbir, com o passar de poucos anos.
Mas, para a surpresa "de ninguém", surge o "Deputado petista" (Reginaldo Lopes) e faz tramitar o PLP 68/2024, que traz um aumento ao imposto das SAF'S, em mais de 100%... De 5% (ou até 4), para 8,5%. (Genial né?) Só que não!!!
Isso fatalmente vai desestimular, os futuros investidores para o negócio aqui no Brasil. Para se ter uma ideia do prejuízo, "se caso" isso passar, 40% (quase a metade) do brasileirão desse ano, são de clubes do modelo SAF. Ou seja: Compromete o futuro do nosso futebol, de maneira direta.
É impressionante, como "essa turma" detesta e faz de tudo, para destruir o que dá certo e tudo que gira em torno, do sucesso e do bom profissionalismo. São amantes do quanto pior melhor. Porque sendo "pior, bagunçado, amador e pouco confiável", está no modelo perfeito para a ação dos incompetentes.
É, minha gente... Não só na política, mas no país do futebol, os que "por enquanto" estão no poder, continuam chutando bola fora.
E pra você aí, que ainda acha que a política não faz parte das nossas vidas, não afeta nada do seu cotidiano e que o "seu voto" não muda nada: Veja o estrago que a incompetência pode fazer, em todas as áreas e assuntos do nosso Brasil.
Continuar com essa turma, é fazer Gol Contra.
*Cleimar Cooper - Botafoguense, admirador do bom futebol, sergipano de coração e leitor do Click Sergipe